05/01/12 | Mariana Morimura - Assessoria de Imprensa - SAP

Programa Ilhas Verdes é implantado na PI de Guarulhos

Reeducandos aprenderam técnicas para o plantio de árvores na unidade prisional

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

Reeducandos aprenderam técnicas para o plantio de árvores

A Penitenciária “José Parada Neto” (PI) de Guarulhos, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente da cidade e a Vara de Execuções Criminais (VEC), trouxe o programa Ilhas Verdes para dentro da unidade prisional. O projeto consiste em conscientizar os presos, através de palestra sobre a utilidade das árvores e, posteriormente, realizar o plantio destas em prol da recuperação e melhoria do meio ambiente.

As palestras sobre o tema foram ministradas no último mês de novembro, em dois horários diferentes, no anexo do presídio – onde se encontram os reeducandos que cumprem pena em regime semiaberto. Cerca de 100 presos participaram dessa primeira etapa do programa, na qual estiveram presentes o MM. Juiz da VEC de Guarulhos, Jayme Garcia dos Santos Junior; Wander Martins, da Divisão Técnica de Arborização Urbana e Florestal da Secretaria do Meio Ambiente de Guarulhos; o arquiteto Paulo Jesussek; a bióloga Maria Aparecida Mendes Francisco e o diretor da PI, Emerson Rodrigues Sanches.

A segunda fase do projeto consiste em recuperar a arborização na área do anexo do estabelecimento prisional, sendo o plantio e o acompanhamento realizados voluntariamente por reeducandos. A princípio foram plantadas 50 árvores nativas na entrada do complexo e no estacionamento. Ao final do programa a unidade terá 170 árvores plantadas sob orientação técnica.