30/11/11 | Assessoria de Imprensa - SAP

Exame do Enem é realizado nas Unidades Prisionais do Estado

Mais de 6 mil reeducandos se inscreveram para prova

Presos realizam Exame do Enem

Ocorreu nos últimos dias 28 e 29 de novembro, nas unidades prisionais do Estado de São Paulo, o Enem 2011 que contou com a participação de 6.713 presos. O exame que serve para conclusão do ensino médio (levando-se em conta o desempenho do candidato) teve no ano anterior 5.076 reeducandos presentes e índice de aprovação de:

•   Linguagem, Códigos e suas Tecnologias: 46,32%
•   Redação: 48,76%
•   Matemática e suas Tecnologias: 57,75%
•   Ciências Humanas e suas Tecnologias: 62,74%
•   Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 55,91% (dados 2010).

A prova, aplicada pela Instituição Cesgranrio, possui a mesma complexidade das destinadas aos alunos das redes pública e particular da federação, porém, com questões diferentes. O tempo de duração para realização do exame também foi o mesmo que os alunos tiveram na prova aplicada no mês passado em todo o país.

A reintegração através do estudo

A missão da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) não se destina apenas a promoção da execução das penas privativas de liberdade e das medidas de segurança detentivas, mas sim em dar a assistência necessária ao preso e ao egresso, para sua reinserção social, preservando sua dignidade como cidadão.

Dentre as diversas formas de incentivo à reintegração destacam-se: os projetos de educação (alfabetização, ensino fundamental e médio), os cursos técnicos profissionalizantes e de capacitação (sempre focados nas novas exigências do mercado) e o contínuo desenvolvimento do trabalho nas unidades.

A SAP, por intermédio da Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel (Funap), está hoje com aproximadamente 15 mil reeducandos estudando em 130 unidades prisionais do Estado, sendo: 3.761(alfabetização), 7.746 (ensino fundamental), 3.819 (ensino médio) e 4.391 já foram certificados em cursos profissionalizantes (dados referentes a 2011).

Atualmente estão sendo ministrados 84 cursos técnicos profissionalizantes, com 40 horas/aula cada, destacando-se: os que são oferecidos na área de alimentação como produção de bolos, pães naturais e integrais, padeiro, padeiro-confeiteiro, salgadeiro, fabricação de geleias e doces, boas práticas de fabricação para manipuladores de alimentos, chocolateiro e pizzaiolo.

Já no setor da construção civil são disponibilizados cursos profissionalizantes de pedreiro revestidor, traçador de caldeiraria, pintor de obras, pedreiro assentador, auxiliar de logística, desenho técnico mecânico e eletricista instalador residencial. Existem outras modalidades que também são trabalhadas como os setores de confecção e artesanato.