31/10/11 | Assessoria de Imprensa - SAP

SAP adere ao Outubro Rosa

No mês dedicado à prevenção ao câncer de mama, a Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário anuncia os resultados das ações preventivas realizadas nas unidades prisionais femininas

Clique na foto para ver mais

Clique para ver mais

A Campanha de Prevenção do Câncer de Mama percorreu as unidades femininas de outubro de 2010 a março deste ano

Neste mês de outubro, a Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário anuncia o sucesso de duas iniciativas voltadas ao cuidado com a saúde da população prisional feminina: a Campanha de Prevenção do Câncer de Mama 2010/2011 e o Curso Teórico e Prático em Ações de Prevenção do Câncer de Colo Uterino (Papanicolau) e Mama.

A Campanha de Prevenção do Câncer de Mama 2010/2011 foi realizada em parceria com Secretaria Estadual de Saúde e a Fundação de Oncologia do Estado de São Paulo (FOSP). Uma unidade móvel do Hospital do Câncer de Barretos passou, de outubro do ano passado até março deste ano, em 12 unidades femininas. Foram realizados 1.136 exames em reeducandas a partir de 40 anos. Destes, 178 foram encaminhados para exames complementares e, quando necessário, tratamento em unidades especializadas na rede de saúde de referência. Entre eles, o Centro de Especialidade da Saúde da Mulher de Piracicaba, o ambulatório de triagem de mama da UNICAMP, o Centro de Referência da Saúde da Mulher (Hospital Pérola Bygton) e o Centro de Atendimento a Mulher do Juqueri.

Já o Curso Teórico e Prático em Ações de Prevenção do Câncer de Colo Uterino e Mama foi realizado de agosto de 2010 a outubro deste ano, em várias turmas, com a capacitação de 23 técnicos de saúde das unidades femininas. O curso é composto de 15 horas de teoria e 15 de atividades práticas. Os capacitados coletaram, em conjunto com outros funcionários treinados anteriormente, quase 2 mil exames Papanicolau, só de janeiro a agosto de 2011. A coleta foi encaminhada aos laboratórios de referência local, com a devida assistência aos exames alterados.