03/10/11 | Assessoria de Imprensa - SAP

PI de Serra Azul promove “Gincana Cultural Saração”

Projeto instiga o trabalho em equipe e a busca do conhecimento

Reeducandos participando da Gincana Cultural

A Penitenciária I (PI) de Serra Azul, através da Diretoria do Centro de Trabalho e Educação, em parceria com o Ministério Público e a ONG Sara, iniciou em 05/07 o Projeto “Gincana Cultural Saração”, direcionado aos 280 reeducandos que frequentam as aulas na unidade. Além do entretenimento a medida estimula o trabalho em equipe e a busca do conhecimento, resultando no fortalecimento da educação.

A Gincana ocorre nas últimas terças-feiras de todo mês, no setor educacional do presídio, já sendo parte da grade curricular como interatividade escolar. Durante duas horas são realizados jogos competitivos que estimulam o raciocínio lógico, trabalho em grupo e aplicação de conhecimentos gerais, tais como montagem de quebra-cabeça, solução de enigmas, jogos com palavras, entre outros. Monitores do Projeto Saração – uma psicóloga e um professor de educação física – coordenam as atividades com o apoio da coordenação pedagógica da unidade.

“Ao analisar o quadro educacional dentro do presídio percebo que falta objetivo por parte dos nossos alunos. Por isso é importante resgatar a autoestima, a identidade e a percepção do “eu” enquanto ser participante da sociedade”, comenta a coordenadora pedagógica, Eleonai Amaro Pereira. “A Gincana, além de instigar o bom relacionamento, motiva os alunos a uma participação mais ativa nas aulas”, completa.

“As atividades escolares devem ser motivadoras visando a retenção dos alunos na sala de aula e tornando o processo de educação mais consistente e agradável”, diz o diretor do Centro de Trabalho e Educação, Denis Nunes Rossetti.