10/01/14 | Nathalia Malaquim - Assessoria de Imprensa - SAP

CR de Araraquara realiza semana antidrogas

A programação conta com palestras sobre o tema e divulgação de cursos profissionalizantes

Além de palestras antidrogas, a semana contou com a divulgação de cursos profissionalizantes

Foi realizado no Centro de Ressocialização (CR) de Araraquara a Semana Antidrogas, entre os dias 14 e 18/10. O evento faz parte do Projeto de Prevenção, Cuidado e Reinserção sobre Drogas (Precurd), que foi criado na unidade em 2011 sob a supervisão da psicóloga Sonea Regina Carbone Picinini.

O programa trabalha com reeducandos dependentes de álcool e drogas, com a finalidade de evitar a recaída desses homens. Além disso, ele promove a conscientização dos detentos sobre a importância da qualidade de vida, os problemas causados pelo consumo de entorpecentes e os cuidados que se deve ter com os malefícios causados no organismo.

A programação da semana foi de diversas palestras que abordaram o tema das drogas e também a divulgação de oportunidades de ensino profissionalizante da rede municipal, que conta com a parceria do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e com Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" (Funap).

O evento acontece anualmente e todos os reeducandos da unidade participam. Foi realizada ainda a divulgação do projeto Canteiro Escola, que oferece conhecimento técnico gratuitamente e incentiva o aluno a formar seu próprio negócio e se capacitar para ter uma visão empreendedora. Desenvolvido em Araraquara ele é uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Com isso, o CR realiza a semana antidrogas com a intenção de esclarecer e educar os presos, além de divulgar oportunidades profissionalizantes para que eles tenham estrutura e condição de recomeçar quando estiverem em liberdade.