30/08/11 | Assessoria de Imprensa - SAP

PF de Campinas promove “1° Batizado de Capoeira” na unidade

Reeducandas apresentaram danças e receberam cordões verdes de graduação na Capoeira

Clique na foto para ver mais

Clique para ver mais

Reeducandas durante o "batismo" de Capoeira.

A Penitenciária Feminina (PF) de Campinas realizou, em 05/08, o “1° Batizado de Capoeira”, coordenado pelos mestres Marco Antônio Geremias e Mauro Antônio Alvarenga, representantes da Associação de Capoeira Arte Dança Afro-Acada, que ministram aulas na PF desde março de 2010. O evento, ocorrido das 8h às 11h no pátio de sol da unidade, teve como principal objetivo fortalecer o movimento da Capoeira no estabelecimento prisional.

Danças foram apresentadas pelas 22 reeducandas participantes, tais como “Puxada e Rede” e “Rodas de Capoeira” e, ao final exibição, foram-lhes entregues cordões verdes – símbolos da primeira graduação na capoeira - e certificados. Além disso, no local foram expostos painéis contendo fotos e a história da modalidade no Brasil, proporcionando cultura e entretenimento aos presentes.

“A Capoeira proporciona às reeducandas um momento de integração e superação. É isto que nos motiva a dar continuidade ao projeto”, conta o capoeirista Mauro Antônio Alvarenga, conhecido como “Mestre Tuim”. Ele se emocionou durante o encerramento do evento, quando entregou o cordão verde a uma idosa com problemas de saúde que “sempre participou das aulas, servindo de exemplo às demais, demonstrando comprometimento e força de vontade para superar os desafios”, afirma Alvarenga.

As detentas participaram em massa no evento e também no projeto. “A Capoeira tem sido muito importante para nós, pois nos proporciona movimentos corporais e bem-estar”, declara a reeducanda Jacqueline Sonagere, uma das participantes do grupo de capoeira.