18/12/13 | Nathalia Malaquim - Assessoria de Imprensa - SAP

Penitenciária de Guarulhos recebe concerto do maestro João Carlos Martins

Com clássicos no repertório, apresentação traz emoção e reflexão aos reeducandos

Coral de reeducandos da Penitenciária de Guarulhos abriu o concerto para a Orquestra Bachiana Filarmônica Sesi-SP

A Penitenciária José Parada Neto de Guarulhos I recebeu no dia 14/12 o concerto regido pelo maestro e pianista João Carlos Martins. O evento faz parte do Simpósio de Qualidade de Vida, oferecido pela Corregedoria Geral da Justiça de São Paulo (CGJ), que tem como objetivo levar cultura e informação aos reeducandos.

Com repertório semelhante ao apresentado no Metropolitan Museum of Art, em Nova York, João Carlos Martins e a Orquestra Bachiana Filarmônica Sesi-SP interpretaram clássicos como Beethoven, Mozart, Villa-Lobos, Astor Piazolla, Tom Jobim e Adoniran Barbosa. Os presos também participaram ativamente do concerto; eles abriram as apresentações do dia com o coral da penitenciária.

Além de trazer cultura e emoção aos internos, a apresentação trouxe também reflexão que é parte importante no processo de ressocialização e reinserção social do indivíduo. Participaram da apresentação 130 reeducandos selecionados por boa conduta carcerária e por exercerem atividades educativas e terapêuticas através do trabalho.

O evento foi promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) e no encerramento, a música “Trem das Onze” foi cantada por todos os presentes. O acontecimento teve a presença do desembargador José Renato Nalini, além de Juízes Corregedores, servidores e imprensa.

O Maestro

João Carlos Martins é um pianista brasileiro internacionalmente conhecido, considerado um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach. Em 2002 perdeu parte dos movimentos das mãos e em 2004 retornou aos palcos como maestro. Já fez apresentações em cidades como Londres, Paris e Bruxelas e é autor do livro “A Saga das Mãos”. Hoje é regente da Bachiana Filarmônica Sesi-SP que o acompanha nas apresentações.