13/12/13 | Mariana Borges - Assessoria de Imprensa - SAP

Grupo de Trabalho de Especialistas sobre Afrodescendentes da Organização das Nações Unidas foi recebido na SAP

Especialistas foram recebidas pelo secretário e visitaram a Penitenciária Feminina da Capital

A Secretaria da Administração Penitenciária recebeu, no último dia 10/12, o Grupo de Trabalho (GT) de Especialistas sobre Afrodescendentes da Organização das Nações Unidas. O GT, que está em viagem pelo Brasil de 3 a 13/12, buscou conhecer e avaliar a situação dos direitos dos afrodescendentes no país. Será produzido um relatório, previsto para ser apresentado durante a 27ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos, que deve ocorrer em setembro de 2014.

A delegação foi recebida pelo secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, pelo coordenador das Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo, Hugo Berni Neto, e pela diretora da Escola de Administração Penitenciária, Leda Maria Gonzaga.

O Grupo, chefiado por Maya Sahli e Mireille Fanon-Mendès, foi acompanhado das assessoras técnicas Esther Ojulari e Sandra Aragon, além de Magali Naves, assessora Internacional da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República e de Márcia Canário, representante do Ministério das Relações Exteriores.

Foram apresentadas as ações da Pasta de combate ao preconceito, como a campanha educativa “Diversidade Humana” e projeto “Diversipapos”, entre outras inseridas nos programas da SAP. As componentes do GT também fizeram diversos questionamentos mais gerais sobre o sistema prisional paulista.

Além da visita à sede, elas também visitaram as instalações da Penitenciária Feminina da Capital, localizada na Avenida Zachi Narki, no bairro de Carandiru.