05/11/13 | Joyce Malet Kassim - Funap

Projeto “Prevenção, Cuidado e Reinserção sobre Drogas” - PRECURD – apresenta ciclo de palestras aos reeducandos de Araraquara

Uma parceria inédita firmada entre a Secretaria da Administração Penitenciária, por meio da FUNAP, com o Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas (COMAD), do município de Araraquara, resultou na criação e execução do projeto “Prevenção, Cuidado e Reinserção sobre Drogas” – PRECURD.

O objetivo é conscientizar e recuperar os participantes sobre a questão das drogas, abordando esta temática no contexto da reinserção social, despertando este público-alvo inclusive para as questões do mundo do trabalho. Para tanto, conta com a colaboração da sociedade civil, por meio da participação do grupo Narcóticos Anônimos, Alcoólicos Anônimos, Amor Exigente e, um projeto da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do município, intitulado Canteiro Escola.

O PRECURD leva em consideração o fato de grande parte da população carcerária ter alguma relação com o mundo das drogas, dificultando a recuperação e reinserção social deste indivíduo. Por isso, aborda objetivos comuns como a problemática das drogas e também o preparo desta pessoa presa para a vida em liberdade, por meio da formação para o mundo do trabalho.

Este casamento foi possível graças à implementação de uma nova política pública no Sistema Prisional Paulista, o Programa de Educação para o Trabalho (PET). Para tanto, a gerência regional de Ribeirão Preto firmou esta parceria com o COMAD de Araraquara visando à complementaridade da temática aos eixos propostos nos módulos deste Programa.

A Penitenciária de Araraquara foi a primeira unidade a receber este ciclo de palestras que ressaltaram os danos causados pelo consumo de drogas, as formas de prevenção e a apresentação da rede de atendimento existente para quando estiverem fora da prisão.

De 14 a 18 de outubro, o Centro de Ressocialização Masculino de Araraquara recebeu esta segunda etapa do projeto. “O PRECURD torna-se um facilitador da formação de uma nova opinião sobre o tema ‘drogas’ em meio aos reeducandos”, afirma Elizandra Mazzei de Oliveira, supervisora da FUNAP e uma das responsáveis pela viabilização desta parceria.

Este trabalho tem por finalidade complementar a formação, apresentar nova qualidade de vida para os participantes desde o cumprimento da pena até o retorno à vida em liberdade. Em novembro, o CR Feminino de Araraquara receberá o PRECURD que, pela primeira vez em uma unidade prisional feminina, deve atingir a marca de mais de 500 participantes.