30/10/13 | Nathalia Malaquim - Assessoria de Imprensa - SAP

CR de Lins traz exposição de Sebastião Salgado para dentro dos portões da unidade

Mostra de fotografia ajuda a exibir as diferenças e semelhanças do mundo, auxiliando a ressocialização do reeducando

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

Reeducandos se emocionam ao visitar exposição de fotos que retratam problemas da humanidade

Foi realizada no Centro de Ressocialização (CR) Dr. Manoel Carlos Muniz de Lins a mostra Êxodo do fotógrafo Sebastião Salgado, no dia 04/09 das 9h às 16h30, em comemoração ao aniversário de 12 anos do CR, no mesmo dia. Compareceram na exposição os funcionários do turno e os 209 internos da unidade.

A exposição pertence ao acervo da igreja católica de Lins e a Pastoral Carcerária, que a disponibilizou. Composta de 41 fotos que foram divididas nas categorias crianças, África, luta pela terra e refugiados retratam ao longo de seis anos a história da humanidade em trânsito, exilados e fugitivos.

Êxodos e internos têm algo em comum, estão longe de suas casas e de seus familiares. O programa cultural realizado tem o objetivo de viabilizar a expansão de conhecimentos, tendo em vista a perspectiva da ressocialização do indivíduo social e culturalmente. Estimulando assim os reeducandos a construírem novos caminhos, como é feito pelos “personagens” das imagens.

Os internos ficaram surpresos por terem a oportunidade de visitar uma mostra de fotografia dentro de uma unidade prisional, sendo que muitos nunca a tinham visto fora dos portões do CR. Para eles as imagens despertaram emoção e os levaram a refletir de que por mais que existam diferenças de cores, línguas, culturas e oportunidades, todos buscam melhorar de vida.

O Autor

Sebastião Salgado é um fotógrafo brasileiro conhecido por retratar imagens voltadas para o lado socioeconômico. Internacionalmente conhecido e ganhador de vários prêmios, tem preferência por imagens em preto e branco e utiliza sua fotografia como ferramenta de denúncia da pobreza, violência, guerra e fome em regiões miseráveis ao redor do mundo. A intenção do artista é trazer a mudança para quem visualiza sua exposição.