26/09/13 | Joyce Kassim - Funap

Percursionista Ding Dong faz apresentação do show ‘Geleia Geral’ no CPP de Hortolândia

Devido ao sucesso, o evento será levado para outras unidades prisionais até o final do ano

Os funcionários do CPP acompanharam a montagem, a passagem de som e garantiram segurança e o sucesso da atividade cultural

A tarde de quarta-feira, 18/09, foi diferente para cerca de 420 detentos do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Hortolândia, na Região Metropolitana de Campinas. O percursionista Ding Dong – figura conhecida no cenário cultural com trabalhos já realizados com artistas como Carlinhos Brow – apresentou o show ‘Geleia Geral’ com o grupo Batucada Dez Vinte. O músico, em contato com a gerência regional da Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" (Funap) em Campinas, apresentou um projeto para levar este espetáculo a três unidades prisionais daquela região.

O projeto contou com o apoio da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) que, por meio da diretoria da unidade prisional, possibilitou a realização do evento. Durante todo o dia, funcionários ajudaram e acompanharam a montagem, passagem de som, além de garantir a segurança e o sucesso de mais esta atividade cultural.

“Hoje pudemos propiciar uma tarde diferente através da música e, como já dizia o poeta, é uma forma errada de viver a vida sem a música”, refletiu o gerente da Funap, César Ferraresso Lobato.

Ronaldo Rogério Amoras da Silva, preso no CPP desde fevereiro deste ano, aprovou a iniciativa. “A apresentação foi legal e essas atividades culturais têm o poder de mexer com o nosso psicológico, fazer a gente pensar em muitas coisas”, afirmou. Monitor do Funap desde 2010, ele participava do Programa de Educação, lecionando para outros reeducandos na Penitenciária I de Mirandópolis. Transferido para o CPP, continuou os trabalhos, agora à frente com o Programa de Educação para o Trabalho (PET).

“Sou responsável por duas turmas, com cerca de 20 alunos cada. Já apliquei os Módulos I, II e II. Estou agora trabalhando o Módulo V, sobre empreendedorismo. Os alunos estão gostando, porque são conteúdos e temáticas que abrangem muitas situações”, finalizou. Condenado há 20 anos, ele não perdeu a esperança de recomeçar uma nova história. “Aqui, aprendi a ser mais racional e, ao mesmo tempo, mais sensível à condição do ser humano”.

A próxima apresentação deverá acontecer ainda neste semestre. A unidade prisional será selecionada pela Coordenadoria da Região Central.