09/08/13 | Assessoria de Imprensa - SAP

PII de Sorocaba inaugura sala de aula

No novo espaço 20 reeducandos já participam de curso de qualificação profissional

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

Secretário da SAP, Lourival Gomes, prestigiou o evento

Vinte presos que cumprem pena em regime semiaberto na Penitenciária II "Dr. Antonio de Souza Neto" de Sorocaba estão participando de um curso de qualificação profissional na área de logística, que tem duração de três meses. Eles fazem parte da turma que inaugurou a sala de aula do anexo de regime semiaberto da unidade prisional na última sexta-feira 2/8, em uma cerimônia que contou com a presença do secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, entre outras autoridades.

O curso é oferecido aos reeducandos graças à parceria entre a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) – através da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) –, Programa “Via Rápida” e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT). A “Aula Inaugural” foi ministrada por professores do Sest/Senat.

O projeto da sala de aula foi elaborado pela unidade penal e a construção executada pelos próprios reeducandos, supervisionados pela equipe de manutenção da PII. A CRSC forneceu o material de construção, além de uma TV, DVD e computador, para que o conteúdo programático dos cursos possa ser contemplado em sua totalidade. A utilização do espaço será especificamente para os cursos de qualificação profissional.

Além do secretário Lourival Gomes, estavam presentes a diretora executiva da Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" (Funap), Lucia Maria Casali; Luiz Carlos Catirse, coordenador de unidades prisionais da região central; Mauro Rogério Bitencourt, coordenador de reintegração social e cidadania da SAP; Sérgio Pereira, diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat); Marcelo Serroni Persike, diretor da PII de Sorocaba; Cecília Minelli de Almeida, professora de logística básica, além de diretores e servidores de unidades prisionais, funcionários da Funap e reeducandos.

“O certificado de conclusão que os senhores receberão ao final do curso é, de fato, o ‘Salvo-Conduto’ para que possam viver honestamente e, acima de tudo, trabalhando com conhecimentos próprios”, ressaltou o secretário Gomes. “Um dos grandes investimentos da ressocialização deve ser feito quando a pessoa está prestes a sair da prisão, para que ela possa ter condições de, autonomamente, viver em sociedade”, definiu Bitencourt.

Através do Programa “Pró-Egresso”, que disponibiliza cursos às unidades de regime semiaberto, 80 reeducandos foram beneficiados na PII de Sorocaba. Até o final de 2013, outros 80 terão a oportunidade de cursar logística, pedreiro assentador de tijolos e blocos, almoxarife e repositor, rotina de escritório, entre outros. Os executores são Sest/Senat, Senac, Senai e Centro Paula Souza, de acordo com as parcerias previamente firmadas.

Em todo o estado, 960 reeducandos que cumprem pena em regime semiaberto foram beneficiados até o momento com cursos de qualificação profissional, através da parceria com a SDECT no Programa Via Rápida. “Hoje, através das 29 unidades do Senat no estado de São Paulo, estamos qualificando 600 reeducandos de diversas unidades prisionais”, contabilizou o diretor Pereira. Ele elogiou diretoria e funcionários da penitenciária pelo empenho e dedicação no preparo da sala de aula, a limpeza e organização da unidade penal para a implementação do curso.

Sobre o Via Rápida Emprego

É um programa do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, que oferece cursos básicos de qualificação profissional de acordo com as demandas regionais. O objetivo é capacitar gratuitamente a população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho ou que deseja ter seu próprio negócio.