29/07/13 | Rosana Garcia - Assessoria de Imprensa - SAP

Projeto “Cidadania no Presídio” no CPP de São Miguel Paulista

Presas tiveram um dia de prestação de serviços, cuidados com a saúde e tratamento de beleza

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

Profissionais de vários segmentos deram orientações às reeducandas do CPP

Apesar de estar um dia muito frio, o clima esquentou no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de São Miguel Paulista no dia 25/7. As 130 reeducandas não conseguiam disfarçar a ansiedade e alegria, afinal estariam passando por uma triagem de serviços de saúde e beleza. O Centro de Integração da Cidadania (CIC) da Secretaria de Justiça realizou o projeto “Cidadania no Presídio”, das 10h às 16h.

O diretor Felipe Oliveira Lisboa Goes estava animado com o evento e esclareceu que organizaram tudo pensando na segurança, assim não teriam filas de espera em um local e falta de interessadas em outro.

Um local disputadíssimo foi o salão de corte de cabelo, vários cabeleireiros aguardavam as reeducandas para de alguma forma contribuir com a autoestima delas.

As manicures também trabalharam muito. Na mesma sala ainda tinha disponível a limpeza de pele.

Para a saúde, além de uma conversa na sala da ginecologia, elas já realizavam o exame Papanicolau e assistiam à palestra sobre o câncer de mama. Oftalmologista e dentista também estavam realizando exames de rotina. Um aparelho para medir peso ideal e altura também foi muito concorrido.

A emissão da carteira de trabalho, certidões de casamento e nascimento, além de orientações sobre a Lei Maria da Penha e Diversidade Sexual também fizeram parte do projeto “Cidadania no Presídio”.