10/07/13 | Jorge de Souza - Assessoria de Imprensa - SAP

USP promove exposição Água Brasilis em penitenciária de Franco da Rocha

Paineis demonstram a história do uso da água no Brasil, passando por diferentes ciclos econômicos brasileiros

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

Autoridades conheceram a exposição que terá duração de 20 dias

A Penitenciária II "Nilton Silva" de Franco da Rocha recebeu na terça-feira 3/7, a exposição “Água Brasilis”, que mostra através de painéis, a história do uso da água no Brasil, desde os índios até os dias atuais, passando pelos diferentes ciclos econômicos brasileiros. A mostra é fruto do trabalho desenvolvido pela Estação Ciência da Universidade de São Paulo (USP), no sentido de promover maior conhecimento sobre os recursos naturais e a importância da consciência na relação do homem com esse processo, tendo em vista a preservação através do conhecimento. Na cerimônia de abertura, os próprios reeducandos falaram sobre o ciclo da água e apresentaram painéis demonstrativos sobre o tema.

A exposição tem como objetivo chamar a atenção da comunidade para a necessidade de preservação dos recursos hídricos e colocar este tema em discussão, provocando reflexões e, quem sabe, soluções que permitam a preservação de mananciais e a contenção do despejo de efluentes industriais e esgotos domésticos nas águas dos rios e mares.

Doze presos monitoram a exposição, pois receberam capacitação especialmente elaborada pelos educadores da Estação Ciência. Eles ficarão no local durante 20 dias – tempo estimado de duração da mostra – e passarão as informações aos demais internos, visitantes e funcionários que conhecerão o espaço. Coube também a eles, apresentar os painéis expostos às autoridades e público, após a cerimônia de abertura.

Estavam presentes, o secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes; Walter Erwin Hoffgen, secretário adjunto da SAP; Hugo Berni Neto, coordenador de unidades prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro); Heber Rogério Bueno dos Santos, diretor da P II de Franco da Rocha; Francisco Daniel Celeguim de Morais, Prefeito de Franco da Rocha; Simone Guarnieri, chefe de gabinete da Funap; Luiz Carlos Martins, coordenador do projeto Pintando a Liberdade (SELJ); José Aparecido Ribeiro, diretor da Penitenciária III de Franco da Rocha; José Antonio Vincentin, diretor da USP; Patricia Mourad, coordenadora de eventos da USP; Michel Sitnik, coordenador de comunicação da USP; Luiz Carlos de Souza, Técnico da USP, funcionários e reeducandos.

Mais informações: http://www.eciencia.usp.br/arquivoEC/exp_antigas/agua_brasilis.html