09/05/13 | Mariana Borges - Assessoria de Imprensa - SAP

Unidade de Reintegração Social de Indaiatuba é inaugurada

Ela foi instalada no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) da localidade

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

Em seu discurso, Lourival Gomes creditou o sucesso da secretaria nos últimos anos aos "35 mil valentes e abnegados funcionários"

No dia 08/05, a SAP inaugurou em Indaiatuba a 48ª Unidade de Reintegração Social do Estado, graças à parceria com o governo municipal e a Vara Criminal local.

Como destacou em sua fala o vice-prefeito Antonio Carlos Pinheiro, representando o prefeito municipal Reinaldo Nogueira, “a mudança será radical, pois agora cada infrator será direcionado à prestação de serviço conforme suas habilidades “, diferentemente de quando o judiciário só tinha como únicas opções na cidade mandar os prestadores de serviço para a Guarda Municipal e o Corpo de Bombeiros, como lembrou Nogueira.

Agora, a partir do encaminhamento do judiciário, os apenados se dirigirão à Unidade, serão entrevistados e, a partir de seu perfil e de sua disponibilidade de horário, serão encaminhados às entidades cadastradas previamente. Como explicou Lourival Gomes, secretário da Administração Penitenciária, “o prestador de serviço paga a pena para os seus pares, onde ele já vive, beneficiando sua própria comunidade”.

O “Programa de Penas e Medidas Alternativas”, que será desenvolvido na unidade, teve início em 1997 e mais de 100 mil pessoas tiveram uma segunda chance após cometerem delitos de baixo potencial ofensivo. Utilizando suas habilidades e conhecimentos, poderão pagar sua dívida com a justiça e a sociedade em instituições locais, sem serem expostos ao cárcere, mantendo assim o vínculo familiar e social. O índice de reincidência observado no programa é de apenas 5,2% e o custo por apenado é de R$ 20,00.

Além disso, a Unidade de Atendimento de Reintegração Social de Indaiatuba permitirá o cadastro de seus usuários em programas sociais do Governo do Estado desenvolvidos por outras secretarias em parceria com a SAP, como o Renda Cidadã, o Via Rápida e o Ação Jovem.

Realizados pela Secretária de Desenvolvimento Social, o Renda Cidadã e o Ação Jovem são programas de transferência de renda como ação de reinserção social e acesso à condição de cidadania.

Já o Via Rápida Emprego é um programa coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, que oferece cursos básicos de qualificação profissional, capacitando gratuitamente a população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho ou que deseja ter seu próprio negócio.

Além do secretário da SAP, compuseram a tribuna de honra da cerimônia de inauguração: Antonio Carlos Pinheiro, vice-prefeito, representando o prefeito municipal Reinaldo Nogueira; Hélio Ribeiro, vereador representando o presidente da Câmara Luis Alberto Pereira; Daniela Faria Romano, juíza de direito da Vara Criminal e de Execução Criminal do Fórum de Indaiatuba; capitão PM Jesus André, comandante da PM de Indaiatuba; José Carneiro de Campos Rolim Neto, delegado Seccional de Polícia – Dienter 2 Campinas; coordenador Regional de Campinas Leandro de Marzo Barreto, representando a Defensora Pública Geral do Estado, Daniela Solberg Cembranelli; Luis Carlos Catirse, coordenador de Unidades Prisionais da Região Central do Estado; Mauro Rogério Bitencourt, coordenador de Reintegração Social e Cidadania; Luis Henrique Furlan, secretário Municipal da Família e do Bem Estar Social.