15/04/13 | Rosana Tenreiro - Assessoria de Imprensa - SAP

SAP realiza parceria em prol da inclusão digital

O “Projeto sala de informática nos Presídios” atenderá inicialmente dez unidades

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

A parceria envolve a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), a Funap (Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel), a Imprensa Oficial e o Centro Paula Souza. O “Projeto sala de informática nos presídios” propiciará aos sentenciados a aquisição de competências e habilidades para o mercado de trabalho e, consequentemente, o acesso à tecnologia da informação e inclusão digital.

A SAP terá que disponibilizar e promover a conservação e manutenção de dez salas destinadas à implantação do projeto, além de possibilitar o acesso de mil presos aos cursos de informática.

A Funap já definiu os dez locais para a implantação do Curso de Informática. São eles: Mirandópolis I, Lavínia I, Casa Branca, Penitenciária Guarulhos I, Assis, Marabá Paulista, Centro de Progressão Penitenciária de Campinas, Penitenciária de Parelheiros, Pirajuí I e Itapetininga II.

A contratação de dez monitores presos para o desenvolvimento das aulas de informática e mobiliário para as salas, no prazo de doze meses, também será feita pela Funap.

O material didático para realização dos cursos e os certificados para até mil alunos serão confeccionados pela Imprensa Oficial, além é claro da doação dos cem computadores para início do projeto.

A elaboração da grade curricular e do material didático dos cursos de informática será realizada pelo Centro Paula Souza, bem como a capacitação dos presos que irão atuar como agentes multiplicadores.

A requalificação dos monitores presos multiplicadores será feita semestralmente e a tarefa de certificar os cursos também fica a cargo do Centro Paula Souza.

A diretora executiva da Funap, Lúcia Casali, esclarece que as atividades deverão começar em aproximadamente um mês e embora o acordo assinado preveja atividades durante dois anos, a expectativa é levar o projeto adiante, na importante missão de contribuir com a reinserção social do preso.

O Termo de Cooperação Técnico Educacional foi assinado no dia 9/4, às 10h30, no auditório da SAP, com a presença do secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes; o diretor presidente do IMESP (Imprensa Oficial do Estado), Marcos Monteiro; a diretora executiva da Funap, Lúcia Casali; o diretor de Gestão de Negócios do IMESP , Alexandre Araújo; a diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá e o assistente técnico do IMESP, Eduardo Castro.