29/07/11 | Assessoria de Imprensa - SAP

HCTP de Franco da Rocha promove Dia de Princesa

A parceria entre a comunidade e o Hospital de Custódia transforma e leva alegria às pacientes

Raimunda Costa, paciente do HCTP, indicada para o "Dia de Princesa".

A sociedade entre comerciantes locais e o Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP) “Professor André Teixeira Lima” de Franco da Rocha foi mais uma nova ideia de socialização no sistema prisional. O projeto Dia de Princesa que aconteceu no último mês de maio deu a paciente Raimunda Costa (56 anos), presentes, cuidados estéticos e odontológicos, um book artístico, além de almoço em churrascaria. A iniciativa busca elevar a autoestima das pacientes que no processo de institucionalização acabam por perder suas percepções pessoais e têm sua autoimagem abalada.

A escolha da paciente é feita a partir da indicação de uma equipe técnica, que faz um levantamento específico e traça então o perfil das candidatas. São a partir desses dados que se decide quem melhor se encaixaria e se beneficiaria com esse trabalho terapêutico.

Os benefícios da atividade são imediatos e expressivos, além de ser uma experiência única para as participantes, que levam desse momento uma nova forma de ver a vida. Segundo a direção do HCTP, as pacientes foram extremamente receptivas e o objetivo proposto foi amplamente realizado. “Elas puderam vivenciar um dia diferenciado, a percepção das mesmas em relação a si tornou-se mais positiva, o contexto social mostrou-se mais próximo para suas realizações pessoais”, completa a direção.

O Projeto Dia de Princesa (cujo nome foi escolhido pelas próprias pacientes) está na sua segunda edição e busca a ampliação de novos parceiros, para assim poder atender um número maior de mulheres. Vale ressaltar o fato que a união entre sociedade e Instituição pode gerar bons frutos e realizar importantes projetos para o tratamento dessas mulheres e de todos os outros reeducandos que esperam por uma nova oportunidade de vida.