27/12/12 | Veruska Almeida - Assessoria de Imprensa - SAP

Um xeque-mate no passado

Presos usam jogo de xadrez como incentivo ao aprendizado e mudança de vida

Peças produzidas por reeducandos da unidade

A Penitenciária II “ASP Lindolfo Terçariol Filho” de Mirandópolis organizou o seu 1º Campeonato de Xadrez (Projeto Xadrez ConVida) com os reeducandos da unidade. Com início no dia sete de novembro, o torneio teve duração de um mês e contou com 24 participantes no total.

Dezoito estudantes do pavilhão III e seis do pavilhão II disputaram as eliminatórias entre si, saindo assim um vencedor por grupo. A fase final ocorreu no setor escolar, o campeão do raio II João Alves de Souza Filho jogou a decisão com o vencedor do raio III José Fernando Teixeira que acabou vencendo o campeonato.

Os presos envolvidos já possuíam conhecimentos do esporte, contudo, a unidade através de pesquisa em sites especializados ofereceu as devidas regras para realização do torneio. Houve entrega de premiação para os campeões dos raios e para os finalistas.

O objetivo de difundir o esporte entre a população carcerária em geral e de completar a grade curricular de educação que envolve esporte e arte foi alcançado devido o grande número de jogadores e curiosos atraídos pela partida final. A expectativa da unidade é que os reeducandos se interessem pelo esporte proporcionando assim saúde e desenvolvimento intelectual para todos os participantes, além do convívio social e da competição sadia que auxiliam o retorno à sociedade.

Com a ideia de também desenvolver a arte e cultura dentro da penitenciária, o monitor-orientador da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), Weliton Cardoso e o agente de segurança penitenciária (ASP) que trabalha no setor de educação, Francisco Assis de Oliveira, incentivaram os presos Anderson Marques e Jefferson Aparecido Ferreira, a produzirem peças para serem utilizadas no jogo. Eles usaram na confecção: capas duras de cadernos, cola, tinta guache, papel Kraft, entre outros materiais sustentáveis.

Atualmente estão matriculados 111 sentenciados no setor de educação, sendo: 23 na alfabetização, 48 no ensino fundamental e 40 no ensino médio. Ao todo são oferecidas 130 vagas, que serão preenchidas após o próximo recesso escolar. A unidade conta com outros projetos como: dama, dominó, futebol de salão e ações teatrais.