28/08/12 | Mariana Borges e Rosana Garcia, da Assessoria de Imprensa da SAP, com colaboração de Luana Priscila Costa, do Núcleo de Informação e Documentação da EAP.

EAP promove encontro para debater questão prisional feminina

Objetivo do evento foi elencar as necessidades de treinamento específicas do gênero feminino e, ainda, alinhar as competências requeridas com as atribuições dos cargos, trabalhando conhecimentos, habilidades e atitude do servidor

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

A coordenadora de Saúde do Sistema Penitenciário fez o aquecimento antes dos grupos temáticos

A Escola de Administração Penitenciária (EAP) realizou nos dias 21 e 22/08 o “Programa de Treinamento por Domínio Temático para Unidades Femininas”. Participaram do evento os coordenadores regionais Hugo Berni Neto, Luiz Henrique Righeti e Luiz Carlos Catirse, o coordenador de Reintegração Social e Cidadania Mauro Rogério Bitencourt, a coordenadora de Saúde do Sistema Prisional Solange Aparecida Pongelupi, diretores de unidades prisionais femininas, de hospitais, além de demais servidores ligados à questão. O secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, discursou no início da cerimônia.

Leda Maria Gonzaga, diretora da EAP, explicou aos presentes que a ideia do evento surgiu de uma demanda do próprio secretário: “Ele perguntou se a escola tinha condições de oferecer programas específicos para mulheres. Quando relatamos o que a gente fazia, vimos que podíamos fazer muito mais atividades”, ressaltou Gonzaga.

Lourival Gomes esclareceu que “em estando Secretário você tem que pensar no universo, no conjunto. E para poder pensar no conjunto, você tem de formar blocos”. O secretário declarou ter grande satisfação em se encontrar com as pessoas diretamente ligadas ao tema e ao sistema prisional, “e que no dia a dia você não tem contato, para tratar de temas específicos de diversas regiões do Estado”, destacou.

A coordenadora de Saúde do Sistema Prisional fez o “aquecimento” do primeiro dia, relatando sua participação em Brasília no “I Encontro de Planejamento – Projeto Mulheres” , realizado nos dias 01 e 02/06 deste ano.

Após a explanação, os presentes foram divididos em três grupos: penitenciária, centros de ressocialização e um terceiro para debater sobre os hospitais e regime semiaberto.

Conforme enfatizou a diretora da EAP, o desafio da escola foi aplicar uma metodologia mais atrativa para estimular o servidor. Para isso, foi utilizada a inovadora técnica “Trilhas de Aprendizagem”. “São treinamentos compostos por carga horária reduzida e de aprendizagem com mais ação, ou seja, mais prático, próximo do dia a dia do servidor”, concluiu Gonzaga. Assim, os grupos criados trabalharam nos dois dias quatro trilhas: Trabalho e Educação, Saúde, Segurança e Administração.

O encontro proporcionou a exposição da abordagem pretendida - grades e trilhas de aprendizagem e desenvolvimento - de acordo com as necessidades específicas das unidades, levantadas pelos diretores. Dessa coleta de dados será estruturado o programa de capacitação 2012-2013, com início previsto para outubro deste ano.

Finalizando o evento, já no dia 22/08, o secretário da Administração Penitenciária destacou a importância do levantamento do diagnóstico para tratamento da mulher presa e agradeceu a participação de todos. No entanto, solicitou mais empenho dos dirigentes na busca de alternativas para as propostas levantadas.