06/08/12 | Matéria: Florestas Inteligentes

Florestas Inteligentes e mestrandos da ESALQ/USP capacitam mais 50 reeducandos

Presos em regime semiaberto recebem cursos em viveirismo, paisagismo, horticultura e restauro florestal para retorno ao mercado de trabalho

No dia 1/8, 50 reeducandos em final de pena receberam certificados de conclusão de cursos proporcionados pela empresa Florestas Inteligentes em parceria com mestrandos da ESALQ/USP. Desde quando começou em 2010, a iniciativa já formou 81 pessoas, preparando-as para o retorno à sociedade e ao mercado de trabalho. As aulas acontecem em uma sala dentro do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) Dr. Edgard Magalhães Noronha, conhecido como Pemano, na cidade de Tremembé, no Vale do Paraíba.

A região é rica em viveirismo florestal e carente em mão de obra especializada. A Florestas Inteligentes proporciona oportunidade de reintegração à sociedade e ao mercado de trabalho, através do conhecimento de uma nova profissão e a possibilidade de, após cumprirem a pena, terem novas perspectivas profissionais.

Esses reeducandos trabalham nos viveiros e fábricas da Florestas Inteligentes, localizados também dentro da penitenciária. Eles recebem um salário mínino, redução de um dia de pena a cada três trabalhados e 10% do valor do salário recolhido, na chamada poupança liberdade. O resultado do trabalho com a terra é sentido no dia a dia. O índice de retorno após as saídas temporárias, até o momento é de 100%, desde que a empresa começou a trabalhar no local. Eles cultivam mudas adultas, produzem vasos biodegradáveis e substrato.

Nos módulos do curso desse semestre os reeducandos participaram de aulas que mesclam teoria e prática. Eles foram divididos em: Bacias Hidrográficas e Reflorestamento; Mudanças Climáticas, Aquecimento Global e Mercado de Carbono; Agroecologia e Sistemas Agroflorestais e Aspectos Fitotécnicos em Viveiros de Mudas Florestais. Todos com carga horária de 32 horas e ministrados por mestrandos da ESALQ/USP.

Os educadores focam na importância de mesclar teoria e prática, fazendo com que os reeducandos vivenciem o que aprendem dentro de sala de aula. Exemplo disso foi a aula realizada no Módulo de Agroecologia e Sistemas Agroflorestais, em que os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o projeto Vitrine Agroecológica da Agencia Paulista de Tecnologias dos Agronegócios (APTA), em Pindamonhangaba, quando conheceram de perto e entenderam um pouco mais sobre sistemas agroflorestais.

Pais e filhos

Para completar o ciclo, a Florestas Inteligentes procura também incentivar o desenvolvimento das famílias dos reeducandos e para isso, a cerimônia – realizada no dia 1/8 – celebrou também a entrega de kits escolares para os filhos dos reeducandos. Os materiais foram entregues pelos próprios pais e marcaram mais um importante passo rumo à reestruturação das famílias.

A Florestas Inteligentes é uma empresa de soluções socioambientais, cuja missão é colocar florestas e homens em pé. Seus projetos, programas e produtos são desenvolvidos apostando no tripé: social, ambiental e econômico. Os produtos agregam, sempre, programas e projetos que levantam as potencialidades do entorno da região onde são inseridos, investindo no incremento da economia local, na qualificação e na formação da inteligência do futuro.

Formada por empreendedores, investidores, empresários, sociólogos, agrônomos, engenheiros, comunicadores, advogados, economistas, técnicos agrícolas e guardas florestais, a empresa investe no homem e na natureza, conjugando a recuperação de segmentos da sociedade, tradicionalmente excluídos, com a produção de mudas nativas e o plantio de florestas em áreas degradadas.

Em todas as etapas do trabalho, estão presentes projetos de capacitação de mão de obra, geração de renda e inclusão social. Para a Florestas Inteligentes, a cadeia de produção interessa mais do que o produto.

Com informações do site: www.florestasinteligentes.com.br   e  http://bit.ly/Nk6Esp