17/04/12 | Mariana Morimura - Assessoria de Imprensa - SAP

Unidades da SAP se destacam na prevenção à tuberculose

CDPs realizam testes de PPD e 20 presídios foram premiados pela Secretaria de Saúde

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

Teste de PPD sendo aplicado em servidor do CDP de Diadema

Muitos não têm conhecimento, mas a tuberculose continua fazendo vítimas ao redor do mundo. No Brasil, o estado de São Paulo é o que mais concentra casos da doença. Preocupadas com a saúde de seus servidores, duas unidades prisionais da SAP promoveram campanha de orientação e prevenção à tuberculose, em fevereiro.

No Centro de Detenção Provisória (CDP) de Diadema foram realizados 71 exames de PPD (Derivado Purificado da Proteína), que verifica se o bacilo da tuberculose entrou em contato com a pessoa. O presídio contou com a parceria da Secretaria de Saúde local, que aplicou o teste nos funcionários nos dias 27 e 28. Os resultados foram apresentados nos dias que sucederam.

Já o CDP de Suzano promoveu palestras com o tema “Inquérito Tuberculínico nos Profissionais do Sistema Prisional”, nos dias 15, 16, 28 e 29, para que se pudesse alcançar o maior número possível de funcionários. As palestras foram ministradas pela enfermeira Lya Galvão, representante do Grupo de Vigilância Epidemiológica Regional de Mogi das Cruzes, que esclareceu as dúvidas dos servidores após a apresentação.

Em abril, a unidade de Suzano também irá realizar o teste de PPD nos funcionários que demonstrarem interesse. Para tal, termos de consentimento e questionários já estão sendo distribuídos aos servidores.

Vale ressaltar que no mês de março, 20 unidades prisionais da SAP foram premiadas com o certificado de “Intensificação de Busca de Casos de Tuberculose no estado de São Paulo de 05 a 17 de maio de 2012”, emitidos pela Divisão de Tuberculose da Secretaria de Estado da Saúde.

Unidades premiadas

•  CDP de Americana