10/04/12 | Mariana Morimura - Assessoria de Imprensa - SAP

PII de Serra Azul entrega 230 certificados profissionalizantes

Reeducandos da unidade participaram da formatura de cinco cursos

Reeducando é um dos 230 que recebeu certificado profissionalizante

Cerca de 230 reeducandos da Penitenciária II (PII) de Serra Azul participaram da formatura dos cursos profissionalizantes oferecidos pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceetps) e Senai de Ribeirão Preto, realizada em 17/03. Os sentenciados receberam certificados referentes aos cursos de confeitaria e panificação, pintura residencial, eletricista, manipulação e higienização de alimentos e pedreiro assentador, que somaram 12 turmas no segundo semestre do ano passado.

Estiveram presentes no evento a coordenadora dos cursos do Senai, Maria Helena Freitas; a coordenadora do Ceetps, Fernanda Firmino; a vice diretora da Escola Francisco Ferreira Freitas de Serra Azul, Terezinha Pavanelo de Godoy Costa; o gerente regional da Funap, Silvio Luiz do Prado e os diretores da PII, Leandro Pereira (Diretor Técnico), Alex Sandro Fogaça (Segurança e Disciplina) e Jorge Luís Fernandes Constante (Trabalho e Educação).

Atualmente, a PII dá ênfase à realização de cursos profissionalizantes para que, com capacitação e formação técnica, o sentenciado tenha oportunidade de inserir-se no mercado de trabalho quando colocado em liberdade. Essa medida conta com o apoio do Ceetps e Senai, que oferecem cursos ministrados durante todo o ano letivo, escolhidos de acordo com a demanda do mercado.

“Achei o curso excelente. O que aprendi irá facilitar bastante minha vida, pois tenho planos de ser autônomo quando sair em liberdade e o curso já me capacita”, comentou o reeducando Gilmar Remigio Alves após concluir o curso de eletricista.

A direção do presídio informou que, graças à parceria entre a Coordenadoria de Reintegração Social da SAP (CRSC) e Secretaria de Estado de Relações do Trabalho, há possibilidade de colocação imediata do egresso que tiver interesse no mercado de trabalho, através do programa estadual “Emprega São Paulo”.

Neste ano, a unidade continuará com as parcerias para oferecer uma formação técnica aos reeducandos. O curso de pintura residencial do Senai já está sendo realizado e os cursos de eletricista e pedreiro revestidor estão previstos para ter início ainda no primeiro semestre.