16/02/12 | Veruska Almeida - Assessoria de Imprensa - SAP

“Ó abre alas, que eu quero passar”

Concursos e apresentações musicais fazem o carnaval do CRF

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

Jurados e Côrte do Rei Momo em evento no CRF de Araraquara

O carnaval é considerado uma das festas mais animadas e representativas do mundo. No Brasil é a maior festividade popular, sendo comemorada em quase todos os territórios do país. Foi nesse ritmo de carnaval que as reeducandas do Centro de Ressocialização Feminino (CRF) de Araraquara passaram a última sexta-feira, 10/02.

Na primeira edição com a participação de membros da comunidade, 20 detentas tomaram parte nos concursos de máscaras (dez participantes) e de rainha com mais dez.

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Cultura, disponibilizou o conjunto musical “Jeito de Amar”, que levou um pouco de samba e alegria para essas mulheres que estão privadas de seguirem os blocos carnavalescos nas avenidas.

Segundo a diretora da unidade Marisa Fonseca Monteiro, todas as presas se mostraram motivadas e participaram do evento; já nas concorrentes o aumento da autoestima foi visível. “Considerando que o objetivo é preparar as reeducandas para a efetiva reintegração social, tais eventos reproduzem a vida em sociedade, além de propiciar atitudes de colaboração e competição saudável”, destaca.

O entusiasmo das companheiras do CRF ajudou na escolha das vencedoras, que foram: em primeiro lugar Lucinéia da Silva de Almeida e em segundo lugar Michele Aparecida do Nascimento. A Rainha do Carnaval foi a reeducanda Kátia Cristina Mariano, tendo como primeira Princesa Aline Aparecida Martins e Tamara Isabel dos Santos como segunda.

Com a participação da Corte do Rei Momo da cidade, a banca julgadora contou com representantes da Prefeitura Municipal de Araraquara, do Presidente da Câmara dos Vereadores e membros de destaque da comunidade, que puderam conhecer um pouco mais da realidade dessas mulheres, assim como agradeceram o convite.

Comissão julgadora:

•  Aluísio Braz - Presidente da Câmara dos Vereadores;
•  José Carlos Servino - Gestor de Projetos da Secretaria Municipal da Cultura;
•  Maria Aparecida Veiga de Oliveira - proprietária do Instituto de Beleza e Estética "New Look";
•  Mathias Kapp - cabeleireiro e maquiador; e
•  Graziela Marques - Princesa do Carnaval 2012 da cidade de Araraquara.