24/01/12 | Mariana Morimura - Assessoria de Imprensa - SAP

Reeducandos do CDP I de Chácara Belém cultivam hortaliças na unidade

A produção torna-se componente das refeições de presos e funcionários

Reeducandos cultivam a plantação da unidade

Cinco reeducandos do Centro de Detenção Provisória (CDP I) de Chácara Belém exercem a função de agentes multiplicadores de plantio na Ala de Progressão Penitenciária (APP) da unidade. De segunda à sexta-feira, em período integral, eles preparam o terreno, plantam, colhem, adubam e montam canteiros de hortaliças. Nos finais de semana os detentos são liberados para regar as novas mudas.

A atividade funciona como uma laborterapia e traz benefícios, não somente aos presos, que aprendem novas tarefas e melhoram o convívio com os demais, como também a todo o estabelecimento prisional, pois a produção (isenta de agrotóxicos) é servida como complemento nas refeições de reeducandos e funcionários. Além disso, a ação contribui com a limpeza e o uso eficiente do terreno, onde são cultivados couve, alface, mostarda, salsa, cebolinha, chuchu, almeirão, beterraba e outras espécies, das quais o cultivo depende da estação do ano.

Os trabalhos começaram no início deste ano e contam com a colaboração e o incentivo da direção do presídio e dos funcionários, que fornecem as sementes para o plantio. “As atividades são importantes, tanto pelo fator psicológico do reeducando, quanto por sua função de agente multiplicador, pois os presos interagem uns com os outros ensinando, aprendendo e motivando-se, além dos benefícios alimentícios no consumo de produtos livres de agrotóxicos”, comenta o diretor da unidade, Joaquim Gomes da Silva. “A interação com funcionários torna-se fundamental para a ressocialização do reeducando, que ainda recebe remição de pena”, completa.