André Luiz Pereira - CRSC
A Secretaria da Administração Penitenciária, por meio da Polícia Penal do Estado de São Paulo e da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), realizou no mês de outubro a Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda em Francisco Morato. A ação teve como foco o 3º mutirão de empregos, organizado em parceria com a Prefeitura Municipal. A atividade ocorreu na Escola Municipal Anísio Spinola Teixeira, no Jardim Nossa Senhora Aparecida.
O mutirão reuniu empresas e entidades públicas, oferecendo às pessoas egressas, em alternativas penais, e a seus familiares um conjunto de serviços essenciais. Ao todo, foram realizados mais de 300 atendimentos, incluindo orientações para cursos superiores e de capacitação, cortes de cabelo, atendimento voltado à economia solidária e doações de roupas e cestas básicas. Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, mais de 4.000 vagas de emprego foram disponibilizadas aos participantes.
De acordo com o Coordenador Substituto de Reintegração Social e Cidadania, Adriano Luciano, ações dessa natureza ampliam as possibilidades de retorno ao mercado de trabalho. Segundo ele, a oferta de vagas aliada ao atendimento social fortalece a política pública de reintegração e aproxima o cidadão dos serviços do Estado. “O verdadeiro sentido da justiça está em garantir, também, a possibilidade de recomeço. Por isso, esta Jornada representa muito mais do que um evento: é uma política pública viva, que reconhece a dignidade humana e aposta na inclusão como caminho para a paz social”, afirmou.
A Jornada
Criada em 2015, a Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda é realizada pela Secretaria da Administração Penitenciária nos estabelecimentos penais como parte das ações de reintegração social, onde já foram realizados mais de 4 milhões de atendimentos à pessoas privadas de liberdade. Desde 2023, a iniciativa passou também a ser organizada pelas Unidades de Atendimento de Reintegração Social, compostas pelas Centrais de Atenção à Pessoa Egressa e Família e pelas Centrais de Penas e Medidas Alternativas.
A edição em Francisco Morato contou com apoio da rede pública municipal, estadual e de instituições sociais. Entre os parceiros estão a Prefeitura Municipal de Francisco Morato, Cruz Vermelha de São Paulo, Nova Rota, ATEMDO, Fios de Ouro, INSS, Universidade Nove de Julho, Sebrae, Instituto Propav e Fundo Social.
A iniciativa é desenvolvida no âmbito da CRSC, por meio dos Departamentos de Atenção à Pessoa Egressa e Família, de Penas e Medidas Alternativas, de Relações Institucionais e Projetos e da Divisão de Formação, Emprego e Renda.
Serviço:
Pessoas egressas, em alternativas penais e familiares que necessitem dos serviços da Unidade de Atendimento de Reintegração Social em Francisco Morato, o atendimento ocorre na Rua Progresso, 797, no Centro da cidade.
Os telefones para contato são (11) 2219-0236 (CAEF) e (11) 4488-9133 (CPMA).

Edição de Francisco Morato contou apoio da rede pública municipal e estadual, além de instituições sociais
