SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G03HEOD06UNBALOOF480
Z7_086423G031VND06HUH8EAFKRO4

Z7_086423G03HCID069E7GVRHEK43

Z7_086423G03HEOD06UNBALOOF483

SAP  inaugura mais duas Salas da Liberdade para população carcerária 

Estabelecimentos penais de Tupi Paulista e Valparaíso receberam espaço multiúso para leitura e cursos

10/11/2025
Foto ilustrativa

Autoridades na inauguração da Sala da Liberdade na Penitenciária Masculina de Tupi Paulista

Ver mais fotos >

Vivaine Henriques - CEPROESTE
 
A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) agora conta com 72 Salas da Liberdade instaladas em estabelecimentos penais no estado. O projeto continua avançando e até o ano que vem deve atingir mais de 100 espaços como esses, por meio da parceria com a Fundação Professor Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap) e Polícia Penal.

Nos dias 4 e 5 de novembro, foram inauguradas Salas da Liberdade na Penitenciária Masculina do Complexo Penal de Tupi Paulista e no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) do Complexo Penal de Valparaíso, unidades subordinadas à Coordenadoria de Execução Penal da Região Oeste (CEPROESTE).

O espaço oferece ambiente propício para que as pessoas privadas de liberdade possam usufruir do acervo literário, além da flexibilidade de ações socioeducativas como rodas de debates, palestras, atividades culturais e cursos de capacitação profissional.

Para a Chefe de Departamento do Complexo de Tupi Paulista, Adriana Alkmin Pereira Domingues, os projetos de leitura são as maiores ferramentas de transformação humana que se podem disponibilizar. “Refletem diretamente na maneira como nos comunicamos. É um desenvolvimento individual e de ressocialização”, comenta.

O Chefe de Divisão do Estabelecimento Penal, Agnaldo Braga, afirmou que a instalação da Sala da Liberdade foi um projeto sonhado que agora se concretizou graças ao empenho de todos os envolvidos. “Para a população carcerária, ressalto que não é apenas a oportunidade de remissão de pena, mas de conhecimento e reflexão”.

Na inauguração realizada no CPP de Valparaíso, o Chefe de Departamento do Complexo, Thiago Gonfiantini Junqueira, destacou aos reeducandos presentes na solenidade que o espaço está aberto a todos e que aproveitassem a oportunidade oferecida, “pois refletiria de forma positiva para seu desenvolvimento pessoal”.

O Chefe de Divisão do estabelecimento penal, Alan Patrício de Lima Nishimura, externou seu agradecimento à Funap, à Coordenadoria, Polícia Penal e Secretaria da Administração Penitenciária, pela conquista. “A Sala da Liberdade promove oportunidade de mudança interior por meio dos diversos projetos que podem ser aqui aplicados. O conhecimento abre portas para a liberdade”, destacou.

Representando a Divisão Regional de Formação Educacional, Trabalho e Capacitação Profissional da CEPROESTE, esteve presente o servidor Adelson Rodrigues. “Neste ambiente vocês encontram as emoções que um bom livro pode proporcionar. O aprendizado será fundamental na vida dos senhores e esperamos que a cada dia busquem mais”, afirmou.

O Diretor Adjunto de Atendimento e Promoção Humana, Alexandre Rodrigues Cabrera, da Funap, também ressaltou a importância do uso da Sala da Liberdade pelos privados de liberdade, como forma de promoção do desenvolvimento humano. “Vocês nunca devem ficar satisfeitos com o que já tem. O tempo é precioso, pois não volta. Saibam utilizar este espaço e todas as oportunidades oferecidas, tanto na educação quanto no trabalho”, disse.

As salas são equipadas com mobiliário escolar, como estantes, mesas, cadeiras e carrinhos para livros, proporcionando um ambiente adequado e multifuncional.
 

Z7_086423G03HCID069E7GVRHEBA0
Topo e base
Complementary Content
${loading}