SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G03HEOD06UNBALOOF480
Z7_086423G031VND06HUH8EAFKRO4

Z7_086423G03HCID069E7GVRHEK43

Z7_086423G03HEOD06UNBALOOF483

Polícia Penal participa do desfile de 7 de Setembro em Rio Preto

Mais de 60 Policiais Penais, viaturas e cães participaram do evento cívico-militar ao lado das principais forças de segurança pública do Estado

12/09/2025
Foto ilustrativa

Polícia Penal em formação no desfile da Independência

Tatiane Horie - CEPRNORTE
 
A Polícia Penal do Estado de São Paulo participou, no domingo, 7 de setembro, do tradicional desfile cívico-militar em comemoração ao Dia da Independência, realizado em São José do Rio Preto. Com um efetivo de mais de 60 Policiais Penais representando estabelecimentos penais da região, a corporação desfilou ao lado das principais forças de segurança pública, destacando sua estrutura operacional e papel estratégico na proteção da sociedade.

Estiveram presentes Policiais Penais do Complexo Penal de São José do Rio Preto, do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Paulo de Faria, CDP “Marcos Amilton Raysaro” de Icém, Complexo Penal de Riolândia, Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Guariba e Penitenciária "Valdic Junio Alves Primo" de Avanhandava.

As fileiras foram compostas por integrantes do Grupo de Intervenção Rápida (GIR), equipe do Canil com cães policiais, Base de Escolta e segurança externa e viaturas operacionais.

A presença da Polícia Penal no desfile simboliza o fortalecimento e o reconhecimento da força como um dos pilares estratégicos da segurança pública paulista. “A participação da Polícia Penal no desfile reforça seu compromisso com a ordem pública e a segurança da população”, afirmou o Chefe de Departamento do CDP de Paulo de Faria, Heffrem Roberley Saes de Lima.

O Policial Penal César Fagundes Cabral, que participou do evento, destacou a importância do momento: “Participar do desfile de 7 de setembro foi uma experiência emocionante. Representar a Polícia Penal diante da população, reforça o orgulho de servir a nossa instituição e a responsabilidade que carregamos todos os dias no desempenho de nossas atividades”.

Subordinada à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), a Polícia Penal foi oficialmente regulamentada em 2024 e, desde fevereiro de 2025, atua como uma das forças policiais do Estado de São Paulo. Com aproximadamente 25 mil homens e mulheres, a Polícia Penal é responsável pela segurança de 182 estabelecimentos penais e 160 unidades de reintegração social distribuídas por todo o território paulista. Atuando em segurança interna e externa, escolta de custodiados, intervenção tática, ações com cães e programas de educação e reintegração social.

 

Viaturas operacionais e Polícia Penal durante o desfile cívico militar

Z7_086423G03HCID069E7GVRHEBA0
Topo e base
Complementary Content
${loading}