Caio Daniel - CEPRNOROESTE
Um gesto de solidariedade da Polícia Penal do Estado de São Paulo (PPESP) tem levado mais alegria e afeto aos moradores do Lar de Idosos São Vicente de Paulo, de Pirajuí. O projeto “Guardiões do Bem-estar”, da equipe do Canil do Complexo Penal de Pirajuí, visa utilizar os cães policiais para realizar visitas em asilos, escolas e hospitais, a fim de proporcionar momentos de descontração e fortalecer vínculos afetivos.
O cão Logan Junior, um Pastor Belga Malinois, foi recebido com entusiasmo pelos velhinhos, que puderam interagir com o animal, sob supervisão dos cinotécnicos do Canil. “Foi um dia especial em que nossos acolhidos puderam lembrar dos bichinhos que eles tinham antes de chegarem aqui. Ver o sorriso no rosto de cada um deles não tem preço”, afirma a Assistente Social da instituição, Viviane Pereira.
A ação terapêutica também pode auxiliar no alívio do estresse, reduzir sintomas de ansiedade e depressão, melhorar o humor e estimular a comunicação – “principalmente em locais de acolhimento como o Lar de Idosos”, explica o Policial Penal Carlos Eduardo Morgado.
Guardiões do Bem-estar
A iniciativa tem como objetivo utilizar a Terapia Assistida por Animais (TAA), promovendo os benefícios da convivência com pets, como a melhora da saúde física, emocional, mental e social, tanto para pessoas com patologias quanto para aquelas em boas condições de saúde.
“Queremos mostrar que o mesmo cão policial treinado para atuar em intervenções prisionais, como detecção de itens ilícitos ou operações táticas da Polícia Penal, pode participar, também, de atividades de cunho social em locais como escolas e hospitais, por meio de ações terapêuticas e recreativas”, esclarece o Coordenador de Execução Penal da Região Noroeste, Jean Ulisses Campos Carlucci.
A primeira visita foi realizada em meados de agosto. A proposta é dar continuidade ao trabalho com ações regulares nas instituições da região.