Vivaine Henriques - CEPROESTE
Mais um marco histórico para os servidores do sistema prisional do Estado de São Paulo foi registrado no último domingo, com a participação inédita da Polícia Penal no desfile cívico de 7 de Setembro.
No município de Adamantina, na região da Alta Paulista, 71 Policiais Penais subordinados à Coordenadoria de Execução Penal da Região Oeste (Ceproeste) desfilaram pela avenida principal, juntamente com outras forças de segurança pública.
Com honra e demonstração de civismo, 71 servidores, sendo 51 do Grupo de Intervenção Rápida (GIR) de vários estabelecimentos penais e 20 da Base de Escolta de Pacaembu, com 10 viaturas, cumpriram com excelência seu papel no evento.
Participaram 12 Policiais Penais de Lucélia, 3 de Osvaldo Cruz, 7 de Flórida Paulista, 8 dos Centros de Detenção Provisória (CDPs) de Pacaembu, 2 da Penitenciária de Irapuru, 8 da Penitenciária de Junqueirópolis, 2 da Penitenciária de Dracena e 2 da Penitenciária Feminina de Tupi Paulista.
A apresentação chamou a atenção do público em geral, com a participação inclusive do canil da Polícia Penal.
O mais novo órgão de segurança pública do Estado de São Paulo, ao lado da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Polícia Técnico-Científica, iniciou suas atividades em fevereiro deste ano. A instituição tem efetivo de aproximadamente 26 mil homens e mulheres.