SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G03HEOD06UNBALOOF480
Z7_086423G031VND06HUH8EAFKRO4

Z7_086423G03HCID069E7GVRHEK43

Z7_086423G03HEOD06UNBALOOF483

Polícia Penal inaugura Unidade de Atendimento de Reintegração Social em Dracena

Unidade reforça a rede de reintegração social no município e amplia o atendimento a pessoas egressas e seus familiares

10/11/2025
Foto ilustrativa

Cerimônia marcou inauguração de nova unidade da CAEF em Dracena

Ver mais fotos >

André Luiz Pereira - CRSC

A Polícia Penal do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), realizou, no dia 08 de outubro, a inauguração da Central de Atenção à Pessoa Egressa e Família (CAEF) de Dracena. O evento foi realizado na Câmara de Vereadores do município.

A nova central passa a integrar a Unidade de Atendimento de Reintegração Social de Dracena, que desde 2016 já conta com a Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA). Com a inauguração da CAEF, a unidade amplia os serviços oferecidos, passando a disponibilizar também serviços especializados para pessoas egressas do sistema prisional e familiares, tanto de pessoas privadas de liberdade quanto de egressas.

Para o Coordenador Substituto de Reintegração Social e Cidadania, Adriano Luciano, a cerimônia simboliza mais do que a abertura de uma nova unidade. “A inauguração da CAEF representa o compromisso com o ser humano e com uma justiça que se concretiza no cuidado, na escuta e na oportunidade de reconstrução”, afirma.

Citando o Programa de Penas e Medidas Alternativas, implantado na cidade de Dracena há quase uma década, Adriano destaca que, com a chegada da CAEF, considera que um ciclo foi completado. “Esse avanço não seria possível sem a parceria com o município e com o Poder Judiciário local. Esse trabalho só é efetivo quando é coletivo”, conclui.

O Programa de Atenção à Pessoa Egressa e Família, criado em 2003, já realizou mais de 2,4 milhões de atendimentos em todo o estado. O programa oferece orientação social e jurídica, apoio à qualificação profissional, incentivo à geração de renda e acesso a políticas públicas, com o objetivo de promover autonomia, fortalecer vínculos familiares e enfrentar o estigma social do pós-cárcere.

A implantação da CAEF de Dracena é resultado da articulação entre a Secretaria da Administração Penitenciária, Polícia Penal, Prefeitura de Dracena e o Poder Judiciário. Com a inauguração, o Estado de São Paulo passa a contar com 68 unidades do tipo, além das 98 CPMAs instaladas em diferentes municípios.

Unidade de Atendimento de Reintegração Social de Dracena – CAEF e CPMA

Endereço: Rua Euclides da Cunha, 1115 - Centro - Dracena/SP
Telefone: (18) 3822-1590
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h
 

Z7_086423G03HCID069E7GVRHEBA0
Topo e base
Complementary Content
${loading}