Cilene F. Sant’Ana - CSSP
O Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico “Dr. Arnaldo Amado Ferreira” de Taubaté promoveu, no dia 25 de fevereiro, uma experiência cultural diferenciada ao receber a apresentação do Teatro Lambe Lambe com sessões individuais da peça “Antonina, little star”. A iniciativa beneficiou 22 pacientes e utilizou a arte como ferramenta de convívio, humanização e promoção da saúde mental.
Diferente das apresentações teatrais convencionais, o Teatro Lambe Lambe acontece dentro de uma pequena caixa cênica itinerante, permitindo que cada espectador vivencie a experiência de forma individual e imersiva. A ação contou com a participação dos representantes da Cia Dela Só, Júlia de Campos Moura e Eduardo do Amaral, que conduziram as apresentações ao longo do dia.
Durante cerca de três minutos, cada paciente pôde espiar pelo visor da caixa cênica e acompanhar a história de Antonina, uma costureira que redescobre seus sonhos. A proposta individualizada favoreceu momentos de introspecção, sensibilidade e conexão com a narrativa, contribuindo para o fortalecimento das ações terapêuticas desenvolvidas na Unidade.
Ao utilizar recursos sonoros e visuais em um formato intimista, o espetáculo transporta o espectador para além dos muros institucionais, estimulando a imaginação e a construção de novas perspectivas.
Para a direção do HCTP de Taubaté, iniciativas culturais como essa reforçam a importância do acesso à arte como parte do processo de reabilitação e cuidado em saúde mental. A atividade amplia as possibilidades de expressão e proporciona novas formas de interação com o mundo, reafirmando o compromisso do HCTP com a humanização do tratamento.
A iniciativa integra o conjunto de ações do HCTP de Taubaté voltadas à humanização do tratamento de custódia, evidenciando que atividades culturais e educativas contribuem significativamente para o processo de estabilização emocional e ressocialização social dos pacientes, fortalecendo a visão de que o cuidado em saúde mental também se constrói por meio da cultura, da sensibilidade e da imaginação.
Pacientes do HCTP de Taubaté assistem peça teatral

Cia. Dela Só apresenta Antonina, little star