Tatiane Horie - CEPRNORTE
Na última sexta-feira, dia 22, a Polícia Penal do Estado de São Paulo e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção de Ribeirão Preto, por meio de parceria com o Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Jardinópolis, celebraram a reinauguração da Sala de Atendimento e do Parlatório - espaços essenciais para a garantia dos direitos fundamentais e da dignidade das pessoas privadas de liberdade, com a oferta de condições adequadas de trabalho à advocacia.
O Chefe de Departamento do CPP Daniel Almeida de Morais afirmou que “não foi apenas a entrega de uma estrutura física renovada, mas a reafirmação do compromisso que une as instituições - com o princípio do acesso à justiça e a reintegração social”.
De acordo com Morais, a revitalização desse espaço carrega um simbolismo importante: "Foi possível graças à parceria entre a Polícia Penal, OAB e o trabalho das pessoas privadas de liberdade, que com dignidade, profissionalismo e responsabilidade, contribuíram diretamente para o resultado final".
"Este novo espaço que reinauguramos representa muito mais do que paredes reformadas, mas a dignidade, escuta, oportunidade e justiça”, afirmou Alexandre Silveira, Presidente da OAB-Ribeirão Preto.
Durante a solenidade foi ressaltada a importância da mão de obra das pessoas em privação de liberdade para que o projeto fosse concluído. A ocasião uniu capacitação e oportunidade, com objetivo maior da ressocialização real e efetiva.
Estiveram presentes na solenidade, Policiais Penais do CPP de Jardinópolis e representantes da OAB-Ribeirão Preto: Presidente Alexandre Silveira, Vice-Presidente Thaís Buzato, Secretário-Geral Alexandre Magodo, Secretário-Adjunto Misaque Barros e a Tesoureira Gabriela Rodrigues.
Chefe de Departamento Daniel Almeida de Moraes e o Presidente da OAB-Ribeirão Preto Alexandre Silveira