Vivaine Henriques - CEPROESTE
A Penitenciária Feminina do Complexo Penal de Tupi Paulista realizou, no dia 8 de outubro, mais uma edição do “Café Gestante”, com a participação da Defensoria Pública de São Paulo (Convive – Política de Atendimento “Mães em Cárcere”).
O evento, com o tema “Dia das Crianças”, foi direcionado às mulheres privadas de liberdade gestantes e lactantes com seus bebês, em uma roda de conversa.
Foram enfatizados os direitos relacionados à manutenção dos vínculos familiares com os filhos durante o cumprimento de pena, por meio da visitação presencial ou virtual, acompanhamento no parto, pedido de prisão domiciliar e progressão de regime — em especial às reeducandas gestantes, mães ou responsáveis por crianças ou pessoas com deficiência, entre outros.
A Defensora Pública Dra. Fernanda Costa Hueso, do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem), Isadora Meier Kain e a Assistente Técnica de Defensoria Pública do Convive – Mães em Cárcere, acompanhadas da representante do Centro de Atendimento Multidisciplinar (CAM) da Defensoria Pública de Presidente Prudente, Márcia Faccioli Gabriel, proferiram palestra que abordou os direitos e a atuação voltada às mulheres encarceradas que estejam grávidas ou que sejam mães e responsáveis por crianças, adolescentes ou pessoas com deficiência.
Ao todo, oito mulheres privadas de liberdade participaram do evento e, além da palestra, puderam esclarecer dúvidas sobre a temática abordada.
O evento contou ainda com a participação do Serviço de Reintegração Social do Complexo Penal de Tupi Paulista e da Chefia de Divisão da Penitenciária Feminina.
O Café com Gestante discutiu direitos da mulher privada de liberdade
Reeducandas participaram de roda de conversa sobre os direitos da mulher encarcerada