SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G03HEOD06UNBALOOF480
Z7_086423G031VND06HUH8EAFKRO4

Z7_086423G03HCID069E7GVRHEK43

Z7_086423G03HEOD06UNBALOOF483

“Café com Gestante” reúne privadas de liberdade na Penitenciária Feminina de Tupi Paulista

Evento contou com palestra da Defensoria Pública sobre direitos das mulheres em cárcere

13/10/2025
Foto ilustrativa

Defensoria Pública ministrou palestra para reeducandas

Vivaine Henriques - CEPROESTE
 
A Penitenciária Feminina do Complexo Penal de Tupi Paulista realizou, no dia 8 de outubro, mais uma edição do “Café Gestante”, com a participação da Defensoria Pública de São Paulo (Convive – Política de Atendimento “Mães em Cárcere”).

O evento, com o tema “Dia das Crianças”, foi direcionado às mulheres privadas de liberdade gestantes e lactantes com seus bebês, em uma roda de conversa.

Foram enfatizados os direitos relacionados à manutenção dos vínculos familiares com os filhos durante o cumprimento de pena, por meio da visitação presencial ou virtual, acompanhamento no parto, pedido de prisão domiciliar e progressão de regime — em especial às reeducandas gestantes, mães ou responsáveis por crianças ou pessoas com deficiência, entre outros.

A Defensora Pública Dra. Fernanda Costa Hueso, do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem), Isadora Meier Kain e a Assistente Técnica de Defensoria Pública do Convive – Mães em Cárcere, acompanhadas da representante do Centro de Atendimento Multidisciplinar (CAM) da Defensoria Pública de Presidente Prudente, Márcia Faccioli Gabriel, proferiram palestra que abordou os direitos e a atuação voltada às mulheres encarceradas que estejam grávidas ou que sejam mães e responsáveis por crianças, adolescentes ou pessoas com deficiência.

Ao todo, oito mulheres privadas de liberdade participaram do evento e, além da palestra, puderam esclarecer dúvidas sobre a temática abordada.

O evento contou ainda com a participação do Serviço de Reintegração Social do Complexo Penal de Tupi Paulista e da Chefia de Divisão da Penitenciária Feminina.

 

O Café com Gestante discutiu direitos da mulher privada de liberdade

Reeducandas participaram de roda de conversa sobre os direitos da mulher encarcerada

Z7_086423G03HCID069E7GVRHEBA0
Topo e base
Complementary Content
${loading}