SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G03HEOD06UNBALOOF480
Z7_086423G031VND06HUH8EAFKRO4

Z7_086423G03HCID069E7GVRHEK43

Z7_086423G03HEOD06UNBALOOF483

Funap fará móveis para escolas paulistas utilizando mão de obra carcerária

Parceria foi firmada no último dia 9 e prevê confecção de cadeiras, carteiras e outros móveis para estudantes

14/10/2025
Foto ilustrativa

Assinatura foi realizada na Funap, centro de São Paulo

Eduardo Maffei Conegundes de Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da SAP

A Fundação "Professor Dr. Manoel Pedro Pimentel" (Funap) fechou na quinta-feira (9) uma parceria que prevê a fabricação de móveis para escolas públicas do Estado de São Paulo. Entre os itens estão cadeiras, carteiras e mesas. O acordo foi firmado com a Companhia Paulista de Infraestrutura Social (CPIS), que é uma empresa privada com foco na construção de edifícios e atua com investimentos em infraestrutura e urbanismo. Ao todo, serão 22.296 peças feitas por reeducandos da Penitenciária I de Pirajuí, na região noroeste do Estado. 

A assinatura ocorreu no prédio da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), no andar da Funap, na Rua Líbero, Badaró, 600, no centro da capital. Na ocasião, participaram o Secretário Executivo da SAP, Marco Antônio Severo Silva, o Diretor Executivo da Funap, Mauro Lopes dos Santos e  Maurício Andrade Rodrigues - Diretor Executivo e o Vinícius Mascherini de Lima - Diretor de Operações, esses dois último ambos da Companhia. O valor do contrato é de R$5.365.353,32.

Para Severo, a iniciativa é vista com bons olhos. "Eu vejo que abre um novo túnel com nova luz para podermos aumentar o nosso leque de possibilidades, além de gerar emprego e oferecer oportunidade, desde que o preso também abrace a oportunidade. O Executivo da Pasta, ainda lembrou de outros fatos importantes que foram favoráveis para o sistema prisional, como presos de Tremembé que exercem atividades de fabricação de estruturas metálicas e manutenção de estruturas flutuantes.

Já Mauro Lopes, à frente da Funap, elogiou e agradeceu a parceria. "O mais importante é que eu vou garantir a empregabilidade só nesta fábrica, até 2027. Isso, para nós, é  que vale", disse. "Para nós, quanto mais reeducandos trabalhando é a nossa missão", conclui Lopes. Maurício mencionou que móveis fabricados pela Funap são de "altíssima qualidade". "Por que comprar de alguém se o próprio Estado produz?" O diretor da companhia pontuou que a mão de obra operacional está escassa e que ressocializar é importante para a sociedade.

O que é: A Companhia Paulista de Infraestrutura Social (CPIS) é uma empresa privada com foco na construção de edifícios e atua com investimentos em infraestrutura e urbanismo. O grupo empresarial também enfatiza projetos na área de educação, com foco em infraestrutura de ponta, integração e sustentabilidade para escolas.   A empresa opera no contexto de iniciativas que envolvem Parcerias Público-Privadas (PPPs) para a construção de infraestrutura social, como escolas. Em alguns projetos, as empresas podem trabalhar em conjunto com órgãos do governo.

 

Contrato prevê 22.296 peças

Reeducandos atuam na oficina de móveis

Z7_086423G03HCID069E7GVRHEBA0
Topo e base
Complementary Content
${loading}