Cilene F. Sant’Ana - CSSP
No mês de agosto, o Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP) “Dr. Arnaldo Amado Ferreira”, de Taubaté, vinculado à Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário (CSSP), realizou a formatura da primeira turma do Curso de Construção Civil.
A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Universal nos Presídios (UNP), teve início em 20 de maio e foi concluída em 8 de julho. A equipe do hospital realizou um levantamento dos pacientes elegíveis, considerando aspectos clínicos e manifestações de interesse, dos quais 12 receberam o certificado de conclusão emitido pela Fanduca, entidade especializada em cursos profissionalizantes.
Com aulas teóricas e práticas, o curso abordou noções básicas de construção civil, oferecendo aos participantes não apenas qualificação profissional, mas também a oportunidade de fortalecer a autoestima e a autonomia.
De acordo com o Chefe de Departamento do HCTP, Adriano Maldonado, projetos dessa natureza reforçam o papel da CSSP e dos hospitais de custódia na ressocialização e desinternação responsável dos pacientes, alinhando tratamento e reinserção social por meio do aprendizado.
Já para Alexandre Lazinho, Coordenador de Saúde da Polícia Penal, ações como essa reforçam o compromisso da CSSP com as políticas de saúde. “Iniciativas como essa demonstram o compromisso institucional em integrar cuidados clínicos e ações de capacitação, ampliando as possibilidades de reinserção social e contribuindo para uma política de saúde prisional mais humana e eficaz”, afirmou.