Tatiane Horie - CEPRNORTE
No dia 26 de agosto, o Centro de Ressocialização (CR) de Araçatuba promoveu a 8ª Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda, oferecendo uma ampla gama de serviços sociais, de saúde e jurídicos às Pessoas Privadas de Liberdade (PPLs). A ação teve como objetivo fortalecer a reintegração social, promover a cidadania e preparar os reeducandos para o retorno à vida em liberdade.
As ações tiveram adesão de mais de 96% dos presos. A jornada ofereceu serviços como emissão de documentos (CPF e certidão de nascimento), atendimento jurídico, corte de cabelo, palestras educativas, oficinas temáticas, triagem de saúde e testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C. Também foram realizados exames como aferição de pressão, temperatura, glicemia, oximetria, pesagem e avaliação antropométrica.
A programação incluiu o lançamento do livro “O Refúgio na Ilha de Areias Brancas”, escrito pelo egresso Gidalti Gil, e a distribuição da terceira edição do Folhetim Cultural “Acreditar”, com textos elaborados por reeducandos. Houve ainda sorteio de obras literárias produzidas no Clube de Leitura e apresentação musical com performance dos internos. Os participantes também puderam conferir uma exposição de produtos fabricados, fruto de trabalho laborterápico com apoio de empresas parceiras e também artesanato desenvolvido pelos internos.
As palestras abordaram temas como tuberculose, leishmaniose, hipertensão, diabetes, sustentabilidade e cidadania. O evento contou com a presença de autoridades locais e representantes de instituições públicas e privadas.
“A jornada reafirma nosso compromisso com a promoção da cidadania e a reintegração social. Trazer esses serviços para dentro da Unidade Prisional é garantir dignidade, acesso a direitos e oportunidades concretas de transformação”, afirmou o Chefe de Divisão, Adelmo Pirão Júnior.
A jornada foi realizada em parceria com órgãos como o Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública, Secretaria da Justiça e da Defesa e Cidadania, Secretaria da Segurança Pública, Secretaria da Educação, Secretaria da Saúde, Polícia Militar, Receita Federal, Arpen-SP, Funap, Caef, Prefeitura Municipal e universidades locais como Unip, Unesp e UniSalesiano.
Com ampla participação e engajamento, o evento consolidou-se como uma importante ferramenta de valorização humana, cidadania e ressocialização.