Ana Paula Igual - FUNAP
A Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel – FUNAP, em parceria com a Fundação Prem Rawat (TPRF – The Prem Rawat Foundation), concluiu segunda-feira (20), mais uma edição do Curso de Educação para a Paz na Penitenciária Feminina Sant’Ana. Desta vez, o programa se destaca por um importante diferencial: a disponibilidade do curso em espanhol.
No período da manhã, foram ofertadas as aulas em português, já no período da tarde, uma segunda turma de 15 mulheres estrangeiras participou do curso com o mesmo conteúdo em espanhol.
A realização das aulas em espanhol amplia o alcance do projeto, promovendo integração, intercâmbio cultural e inclusão de pessoas privadas de liberdade que não têm o português como língua materna.
Com encontros realizados três vezes por semana, o Curso de Educação para a Paz é composto por uma série inovadora de 10 workshops baseados em vídeos, que estimulam os participantes a descobrirem sua força interior e cultivarem a paz pessoal. O programa convida à reflexão sobre a humanidade e os recursos internos de cada indivíduo, como escolha, esperança e dignidade. Em vez de definir o que é paz, o curso incentiva cada pessoa a construir seu próprio entendimento sobre o tema.
Devido à receptividade e ao sucesso da primeira edição do curso em espanhol, novas turmas serão formadas e a iniciativa será expandida para o CDP I de Guarulhos, que também custodia reeducandos estrangeiros, fortalecendo o compromisso conjunto da FUNAP e da TPRF com a reintegração social.
A Fundação Prem Rawat (TPRF – The Prem Rawat Foundation) é uma instituição sem fins lucrativos, sediada nos Estados Unidos, cuja missão é promover dignidade, paz e prosperidade, abordando as necessidades fundamentais humanas de alimento, água e paz. Através de uma variedade de programas e iniciativas, a TPRF dedica-se a construir um mundo de paz, uma pessoa por vez. Dentre esses programas, destaca-se o Programa de Educação para a Paz, para o qual a TPRF fornece acesso aos materiais do curso a organizações e voluntários, sem custo, disponibilizando o Programa de Educação para a Paz a diversas populações, em mais de 80 países e em mais de 40 idiomas.
