Caio Daniel – CEPRNOROESTE
A Penitenciária I “Dr. Paulo Luciano de Campos”, em Avaré, sediou no último dia 27 de outubro um treinamento especializado para formação de Operadores de Equipamento Antidrone. A atividade integrou a Polícia Penal do Estado de São Paulo (PPESP) e contou com o apoio da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), reunindo participantes da unidade anfitriã e da Penitenciária “Cabo PM Marcelo Pires da Silva”, de Itaí.
O curso, organizado pela Coordenadoria de Ensino, Cultura e Pesquisa, ofereceu conteúdos teóricos e práticos sobre o funcionamento, detecção e neutralização de drones que se aproximam de áreas de segurança dos estabelecimentos prisionais. Durante as instruções, os Policiais Penais puderam operar tecnologias de monitoramento aéreo, sistemas de bloqueio e rastreamento, além de aprender protocolos de identificação de ameaças.
A capacitação teve como objetivo ampliar as competências técnicas da PPESP, garantindo que a equipe esteja apta a atuar com precisão e agilidade no controle de equipamentos aéreos não tripulados que representem risco aos presídios. O conteúdo foi desenvolvido para fortalecer a atuação preventiva e aprimorar os procedimentos de segurança já adotados.
Com a conclusão do treinamento, os participantes retornam às suas unidades mais preparados para aplicar os conhecimentos adquiridos, reforçando a proteção perimetral e contribuindo para práticas operacionais mais modernas e eficazes.

Objetivo do curso é fortalecer a segurança dos estabelecimentos prisionais
