SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G03HEOD06UNBALOOF480
Z7_086423G031VND06HUH8EAFKRO4

Z7_086423G03HCID069E7GVRHEK43

Z7_086423G03HEOD06UNBALOOF483

Polícia Penal realiza Projeto Semeando Cidadania em Presidente Venceslau

Mudas de árvores foram entregues à população na ação que promoveu conscientização ambiental e reintegração social

23/10/2025
Foto ilustrativa

Mesmo com chuva, moradores compareceram ao evento realizado pela Polícia Penal

Ver mais fotos >

Vivaine Henriques - CEPROESTE

A Polícia Penal do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Execução Penal da Região Oeste do Estado, realizou o projeto Semeando Cidadania no domingo (12), em Presidente Venceslau.

A iniciativa, que aconteceu na Rua Visconde de Mauá, próxima à feira livre da cidade, aliou preservação ambiental e reintegração social. Foram distribuídas mudas de árvores das espécies nativas, frutíferas e ornamentais.

O projeto, criado e executado pela Polícia Penal, conta com o trabalho de reeducandos em regime semiaberto dos estabelecimentos penais de Osvaldo Cruz, Penitenciária I de Presidente Venceslau e Marabá Paulista, vinculados à Coordenadoria. Os participantes atuaram em todas as etapas do processo: coleta de sementes, preparo da terra e produção das mudas em viveiros instalados nas Unidades Prisionais.

A iniciativa teve como objetivo principal promover o reflorestamento e a educação ambiental, ao mesmo tempo em que oferece capacitação técnica e estimula valores como responsabilidade, cidadania e pertencimento. A atividade produtiva contribui para a redução da reincidência criminal e fortalece os vínculos entre os reeducandos e a sociedade.

Além dos benefícios ambientais, como o aumento da biodiversidade e a recuperação de áreas degradadas, o projeto também promove impactos sociais significativos, como a valorização da imagem do sistema prisional e a diminuição do preconceito em relação às pessoas privadas de liberdade.

Na ocasião, Policiais Penais também efetuaram a entrega de 1.300 litros de leite arrecadados na campanha de solidariedade realizada por servidores do Complexo Penal de Caiuá, Penitenciárias I e II de Presidente Venceslau, Penitenciária de Marabá Paulista, Complexo Penal de Presidente Bernardes e Complexo Penal de Presidente Prudente, que foram doados a instituições de assistência social do município.

Este foi o segundo evento realizado pelo projeto. O primeiro aconteceu no dia 21 de setembro, no Dia da Árvore, na capital de São Paulo, em duas praças públicas, com grande êxito.

Z7_086423G03HCID069E7GVRHEBA0
Topo e base
Complementary Content
${loading}