André Luiz Pereira - CRSC
A Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA) de Ribeirão Preto realizou uma ação de revitalização das instalações do Tiro de Guerra do município, em parceria com o Exército Brasileiro. A iniciativa, realizada entre julho e setembro, envolveu pessoas em cumprimento de alternativas penais, que prestaram serviços comunitários na Unidade Militar.
Os prestadores realizaram pintura de áreas internas e externas, manutenção de fachadas, salas de instrução e alojamentos, além de reparos em paredes, portas e janelas. Os materiais foram fornecidos pelo Tiro de Guerra, enquanto a mão de obra foi executada pelos participantes do programa.
A técnica da CPMA, Carolina Zanirato Buzoni, destacou que a parceria com o Tiro de Guerra representa “um exemplo inspirador de cooperação e responsabilidade social”. Segundo ela, a iniciativa oferece às pessoas em cumprimento de prestação de serviços à comunidade “uma oportunidade real de reconstruir trajetórias, resgatar a autoestima e fortalecer valores como disciplina, respeito e cidadania”.
Carolina ressaltou ainda que, ao abrir suas portas para receber os prestadores de serviço, o Tiro de Guerra contribui para a quebra de preconceitos e promove uma convivência que alia orientação, acolhimento e exemplo de conduta. Para a técnica, o trabalho conjunto entre as instituições demonstra que a reinserção social é possível quando há oportunidade, diálogo e empatia, reafirmando o caráter educativo e transformador das alternativas penais.
A ação reforça o papel da CPMA na promoção da ressocialização por meio de atividades que beneficiam diretamente a comunidade.
Serviço:
Central de Penas e Medidas Alternativas – CPMA
Endereço: Rua Alice Além Saad, 950 – Ribeirinha – Ribeirão Preto/SP
E-mail: cpmaribeiraopreto@sp.gov.br
Telefone: (16) 3964-0365
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h
