Tatiane Horie - CEPRNORTE
No último dia 20, Policiais Penais da Penitenciária de Taiúva foram homenageados em evento que reuniu integrantes das forças de segurança pública na cidade de Bebedouro (SP). O evento foi promovido pela Primeira Igreja Batista, em Culto de Ação de Graças pelas Forças de Segurança.
Durante a cerimônia, foram entregues as Medalhas de Combatentes da Força Pública aos Policiais Penais que representaram o estabelecimento penal de Taiúva: Juliano Barbaglia e Otaviano Henrique Peres Magalhães.
“O culto representou muito mais do que um momento religioso, trata-se de um gesto coletivo de reconhecimento, gratidão e valorização daqueles que dedicam suas vidas à proteção da sociedade”, afirma o Chefe de Departamento Douglas Fernando Semenzin Galdino.
A homenagem aos profissionais reafirma o papel essencial da Polícia Penal no sistema de segurança pública, com importante função de guardiã da ordem e protetora da sociedade, sem perder de vista a reintegração social das pessoas privadas de liberdade, de acordo com Galdino.
O Policial Penal Juliano Barbaglia destacou que ser agraciado com a medalha transcende o valor simbólico: "são testemunhos vivos de coragem, disciplina e compromisso com a justiça". "Receber essa medalha é mais do que uma honra, é o reconhecimento de uma trajetória marcada por dedicação, coragem e compromisso com a segurança da sociedade. Recebo a medalha com orgulho, como símbolo de que vale a pena servir com integridade à Polícia Penal do Estado de São Paulo”.
Além da Polícia Penal, participaram do evento representantes da Polícia Militar Rodoviária, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Exército Brasileiro e autoridades locais, bem como o Subtenente da Polícia Militar Rodoviária da reserva Capelão Sergio Calazans, que realiza visitas periódicas no estabelecimento penal de Taiúva levando palavras de acolhimento, coragem e esperança aos Policiais Penais.