André Luiz Pereira - CRSC
A Polícia Penal do Estado de São Paulo realizou, no dia 10 de setembro, mais uma edição da Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda no município de Bauru. A iniciativa, organizada pela Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), ocorreu na Catedral do Divino Espírito Santo, na Praça Rui Barbosa, e teve como objetivo ampliar o acesso de pessoas egressas do sistema prisional, em alternativas penais e seus familiares a serviços públicos essenciais, encaminhamento ao mercado de trabalho, capacitação profissional e atendimento psicossocial.
Foram ofertados serviços de regularização de documentos, intermediação de vagas, orientações do Cadastro Único e Bolsa Família, atendimentos odontológicos e psicológicos, cursos profissionalizantes em parceria com Sebrae e Senac, consultas com a Defensoria Pública para esclarecimento de situações processuais e cortes de cabelo gratuitos.
Para o Coordenador Substituto de Reintegração Social e Cidadania, Adriano Luciano, os 10 anos de existência da iniciativa é um exemplo do sucesso das Jornadas. Segundo ele, desde 2015, mais de 4,2 milhões de atendimentos foram registrados, e beneficiando cerca de 1,5 milhão de pessoas em todo o Estado. “Cada edição, como esta em Bauru, só se torna realidade graças à união entre Estado, Município, instituições públicas e privadas, organizações da sociedade civil e, principalmente, os profissionais que se dedicam à causa da reintegração com tanto empenho”, afirmou.
Adriano enfatizou que a Jornada vai além de um evento, sendo uma “política pública que reconhece a dignidade humana e aposta na inclusão para novos começos, contribuindo para a segurança pública e a redução da reincidência criminal”. Por fim, reforçou a mensagem de esperança, apoio aos egressos e familiares, e a crença no poder do trabalho e da inclusão para transformar vidas.
A Jornada
Criada em 2015 pela Secretaria da Administração Penitenciária, a Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda teve início nas Unidades Prisionais e, desde 2023, também é realizada nas Unidades de Atendimento de Reintegração Social, que incluem as Centrais de Atenção à Pessoa Egressa e Família (CAEFs) e as Centrais de Penas e Medidas Alternativas (CPMAs). A edição em Bauru contou com a colaboração de parceiros como a Prefeitura Municipal, Defensoria Pública do Estado, Diocese de Bauru, Sebrae, Senac, Unisagrado, JOB Terceirização, Ghirotti Campos Advogados, Pastoral Carcerária, Cáritas Bauru e Wise Madness.
Organizada pela CRSC, a Jornada é desenvolvida por meio dos Departamentos de Atenção à Pessoa Egressa e Família, de Penas e Medidas Alternativas, de Relações Institucionais e Projetos e da Divisão de Formação, Emprego e Renda. A iniciativa destaca o compromisso do Estado em promover a inclusão social e oferecer novas oportunidades a quem busca reconstruir sua trajetória após o cumprimento de penas.
Serviço:
Para quem precisar dos serviços de acompanhamento, orientação e encaminhamento para empregabilidade e assistência social em Bauru, a CAEF está localizada na Rua Aviador Gomes Ribeiro, 16-47, Vila Santa Tereza, enquanto a CPMA fica na Rua Amazonas, 1-41, no Parque Paulistano. Ambos os endereços podem ser consultados no portal oficial da SAP, pelo link: https://www1.sap.sp.gov.br/sp/unidades-prisionais/crsc.html