Samuel Bruni - CEPRCENTRAL
A Penitenciária “ASP Maria Filomena de Souza Dias”, do Complexo Penal de Itapetininga, tem oferecido aos reeducandos do regime fechado o Curso de Capacitação Profissional de Barbeiro. As atividades começaram dia 9 de setembro e vão até o mês de outubro.
O curso inclui seis encontros de quatro horas cada, somando 24 horas de formação. A grade inclui conteúdos teóricos e práticos, como técnicas de corte, higiene, manuseio de ferramentas, noções de segurança no trabalho e atendimento ao público.
Segundo o Serviço de Formação Educacional, Trabalho e Capacitação Profissional do Complexo Penal, a ação representa uma oportunidade concreta de aprendizagem e desenvolvimento de competências. Outra questão positiva, segundo o setor, é que a proposta oferece melhores condições de reinserção social e amplia as chances de ingresso no mercado de trabalho após o cumprimento da pena.
A iniciativa é fruto de um termo de cooperação técnica entre a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e a Igreja Universal do Reino de Deus, por meio do Projeto Universal nos Presídios (UNP). O objetivo é reforçar o compromisso com a ressocialização e ampliar as oportunidades de qualificação profissional para os presos.
PPL’s participam do curso de barbeiro na Unidade Penal de Itapetininga, promovido pela SAP e IURD