Caio Daniel – CEPRNOROESTE
Realizado no dia 4 de novembro, a solenidade de abertura da Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda da Penitenciária “Osíris Souza e Silva” de Getulina contou com a participação especial da Orquestra Sinfônica de Lins e da Banda de Música do 37º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec) do Exército Brasileiro, sediado em Lins. As apresentações integraram o cronograma da Jornada, que tem como objetivo oferecer aos custodiados um mutirão de ações voltadas à saúde, educação e cultura, promovendo oportunidades de desenvolvimento e reintegração social.
A programação musical foi um dos grandes destaques do evento, encantando o público com um repertório cuidadosamente preparado para a ocasião. O momento artístico foi enriquecido pela participação de dois Policiais Penais da Unidade, que, com talento e sensibilidade, demonstraram que o ambiente prisional também pode ser um espaço de expressão, cultura e humanização.
Durante a cerimônia, o Chefe de Departamento da Penitenciária, Luiz Felipe Gradin, destacou que “a Jornada demonstrou, mais uma vez, que a ressocialização é um processo possível, real e transformador, quando apoiado por políticas sérias, gestão eficiente e participação social”. Ele ressaltou ainda que “o sucesso do evento reflete o trabalho diário de um corpo funcional comprometido, que atua além da custódia, promovendo dignidade, esperança e oportunidade a quem está em privação de liberdade”.
O evento reuniu Policiais Penais, servidores do sistema prisional, autoridades e convidados, entre eles o Prefeito Municipal de Getulina, Mário Tadeu Ribeiro; o Presidente da Câmara Municipal de Lins, Tutty Pereira; o Defensor Público Flávio Pontinha; o Pastor da Universal nos Presídios, Pedro Alcântara dos Santos; e a Diretora da Escola Estadual “Cel. Alfredo Marcondes Cabral”, Cristiane Pontes.
