SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G03HEOD06UNBALOOF480
Z7_086423G031VND06HUH8EAFKRO4

Z7_086423G03HCID069E7GVRHEK43

Z7_086423G03HEOD06UNBALOOF483

Pessoas egressas recebem certificados de curso de empreendedorismo na CAEF de Bauru

Ação foi uma parceria com o Sebrae

23/10/2024
Foto ilustrativa

Curso prepara egressos para abrir seus próprios negócios em Bauru

Ver mais fotos >

Chiara Maira – Estagiária da CRSC, sob supervisão de Augusto Biason

No dia 10 de setembro, oito pessoas egressas do sistema penitenciário receberam certificados de conclusão do curso de capacitação em empreendedorismo oferecido pelo Sebrae em parceria com a Central de Atenção à Pessoa Egressa e Família (CAEF) de Bauru. Durante o curso, foram abordados temas voltados à formalização de um negócio, proporcionando uma visão estruturada de como empreender de forma adequada.

A capacitação, realizada na Unidade de Atendimento do município, é fruto da parceria entre o Sebrae e a Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), por intermédio do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE) e do Departamento de Atenção à Pessoa Egressa e Família (DAEF). Entre abril e agosto deste ano, 88 egressos foram capacitados em todo o Estado de São Paulo por meio da parceria.

Para Everaldo Silveira Virgolino da Silva, servidor da CAEF de Bauru, o curso representa mais do que um aprendizado técnico. “Pode ser um divisor de águas na vida de cada um. Deu para sentir que ao final do curso os participantes saíram com mais confiança para apostar em seus próprios empreendimentos”, destaca.

A qualificação integra o Programa de Atenção à Pessoa Egressa e Família, uma política pública que oferece assistência direta a egressos do sistema prisional e a seus familiares. O programa é visto como fundamental para a reintegração social, dando suporte em áreas como educação, saúde e de geração de trabalho e renda, além de oferecer assistência psicossocial e jurídica.

Os especialistas do Sebrae contribuíram para que os egressos compreendessem melhor o conceito de empreendedorismo, ao compartilhar orientações essenciais sobre como obter sucesso nos negócios. O curso trouxe ainda motivação e ampliou as perspectivas dos participantes, que agora vislumbram um futuro melhor por meio do próprio negócio.

“O estudo, a capacitação e o trabalho são grandes ferramentas de transformação. É gratificante como nós, equipe, podemos ajudar os egressos nessa etapa de reintegração. Temos conseguido também encaminhar muitos egressos para retomar os estudos. Acho que esse é o caminho para que possam ter a esperança de recomeçar”, conclui Luciana Sayuri Wassano Bastos, servidora responsável pela CAEF de Bauru.

A capacitação ofereceu aos egressos uma visão prática e concreta de novas oportunidades, ajudando-os a exercer sua autonomia e construir um caminho sustentável no mercado de trabalho por meio do empreendedorismo.

Capacitações

Pessoas egressas e familiares interessadas em participar de futuras edições do curso ou de outras qualificações podem procurar a CAEF mais próxima a seguir: http://www1.sap.sp.gov.br/uni-prisionais-reg/crsc-caef.html#caefs

As capacitações são gratuitas e voltadas à reintegração social, com foco na empregabilidade e no empreendedorismo.

Z7_086423G03HCID069E7GVRHEBA0
Topo e base
Complementary Content
${loading}