SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G03HEOD06UNBALOOF480
Z7_086423G031VND06HUH8EAFKRO4

Z7_086423G03HCID069E7GVRHEK43

Z7_086423G03HEOD06UNBALOOF483

Reeducandos da Penitenciária de Assis expõem diversidade cultural e folclore brasileiro

03/10/2024
Foto ilustrativa

A arte como forma de expressão foi abordada na Penitenciária de Assis

Ver mais fotos >

Vivaine Henriques - Croeste 

Há 14 anos com resultados positivos no engajamento da população carcerária com atividades culturais, o Projeto “Amoarte”, desenvolvido na Penitenciária de Assis, realizou, em setembro, mais uma edição do evento.

A unidade é pertencente à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e subordinada à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste (Croeste). O projeto foi produzido por meio da equipe de professores da Escola Vinculadora “Léo Pizzato”, com a participação de 180 reeducandos do regime semiaberto.

O tema deste ano foi “Folclore e as Diversas Manifestações Culturais Brasileiras”. De acordo com o gestor da unidade, Mauro Luiz Lima, os alunos, juntamente com os docentes, fizeram um estudo sobre os personagens que compõem o folclore brasileiro abordando suas histórias, costumes, lendas, provérbios, manifestações artísticas e culturais, assim como, um movimento por diversidades culturais regionalizadas existentes nas cinco regiões brasileiras.

Segundo ele, foi criada uma atmosfera inserida dentro do contexto das lendas e mitos desses personagens, de modo a dialogar com a atualidade, retratados de forma lúdica através de interpretações artísticas, musicais, jornalísticas e dança.

Entre os participantes estavam alunos do Programa de Educação para o Trabalho (Proet) e dos ensinos Fundamental e Médio.

Para o diretor da unidade, por meio da arte, também é possível resgatar a dignidade do homem preso. “É um meio de se reintegrarem à sociedade, além de prepará-los para o mercado de trabalho. Partimos do pressuposto que a arte e educação na unidade prisional proporciona o crescimento pessoal”.

O “Amoarte” nasceu no ano de 2010 como extensão do Projeto Perspectivas, para mostrar que o sistema prisional adota ações que agem no desenvolvimento dos valores humanos, com propósito de promover a ressocialização do encarcerado.

O que é o projeto Perspectivas:

Perspectivas” pretende despertar e motivar o reeducando para a mudança comportamental e cultural, ao criar consciência diária e reflexiva sobre a realidade e das possibilidades de reintegração social.

Z7_086423G03HCID069E7GVRHEBA0
Complementary Content
${loading}