Caio Daniel - CEPRNOROESTE
Um novo espaço voltado à leitura e à educação foi inaugurado no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) II “Dr. Eduardo de Oliveira Vianna”, do Complexo Penal de Bauru, na quarta-feira, 30. Trata-se do projeto Salas da Liberdade, uma área dentro do estabelecimento penal que tem como objetivo estimular o interesse dos privados de liberdade pelos livros e por atividades socioeducativas.
A estrutura do local recebeu jogos de carteiras e cadeiras escolares, mesas para estudo, carrinhos de transporte de livros, além de nova pintura. Com esta inauguração, o projeto atinge a marca de 65 salas implantadas em presídios paulistas desde seu início, em dezembro de 2022. Somente em 2025, já são sete novas salas entregues em unidades da Região Noroeste do Estado.
A iniciativa faz parte do Programa de Incentivo à Leitura Lendo a Liberdade – Prollib, que está sob responsabilidade da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap). O intuito da ação é proporcionar às Unidades Prisionais a otimização dos espaços físicos destinados às atividades de leitura no sistema prisional paulista, possibilitando às pessoas privadas de liberdade a garantia do direito às práticas pedagógicas de natureza cultural.
A cerimônia contou com a presença do Chefe de Departamento Regional de Segurança e Gestão da Coordenadoria de Execução Penal da Região Noroeste, Alex dos Santos Souza; do Chefe de Departamento do Complexo Penal de Bauru, Fernando Henrique de Melo Santana; do Chefe de Divisão do CPP II de Bauru, Flávio André Ferreira Ojas; e do Diretor de Atendimento e Promoção Humana da Funap, Alexandre Rodrigues Cabrera. Também participaram o monitor de educação da Funap, João Piauí de Oliveira, e servidores do Complexo Penal.