Alexandre Cairo - Assessoria de Comunicação Institucional da SAP
O Conselho Penitenciário do Estado de São Paulo (Copen) realizou, na última quarta-feira (1º), na Secretaria da Administração Penitenciária, uma Sessão Plenária Especial, em alusão ao mês da mulher, com a temática: “Mulheres e Sistema de Justiça Criminal.”
Estiveram presentes compondo a mesa de honra Secretário da Administração Penitenciária, Marcello Streifinger, o Diretor-Geral da Polícia Penal de São Paulo, Rodrigo Santos Andrade, o Presidente do Conselho Penitenciário do Estado de São Paulo, Leandro Lanzellotti de Moraes, e Conselheira representante do Conselho Regional de Psicologia (CRPSP), Marta Eliane de Lima.
A abertura do evento começou com a palavra do Secretário da SAP, Marcello Streifinger que destacou a forte percepção de detalhes das mulheres: "Vou falar de fatos, nem de um lado e nem do outro. A mulher com a sua característica textual, tem uma forte percepção de detalhes e isso faz muito a diferença. A mulher tem o dom de cuidar, perceber e de executar, eu vejo isso na Secretaria da Administração Penitenciária e na Polícia Penal”, relatou.
Lazellotti reforçou a importância do tema na Plenária Especial tendo “Impactos sociais que são promovidos por mulheres inseridas no sistema de justiça criminal sendo o Conselho Penitenciário um agente público por promover essas discussões.”, mencionou.
Continuando as atividades, a Advogada Criminalista do Estado do Paraná, Caroline Andrioli mencionou que: “ O sistema criminal não precisou me aceitar, eu que precisei ocupar o meu lugar e ocupar não é confortável”, destacou.
Durante a sessão, que ocorreu de forma híbrida, participaram também mulheres convidadas em suas respectivas referências institucionais para fortalecer o debate com foco nos valores de dignidade da pessoa humana, cidadania e aprimoramento da execução penal, em destaque especial para Simone Gomide da Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário e Adriana Alkmin, Chefe de Departamento do Complexo Penal de Tupi Paulista e Nina Cappello Marcondes, Conselheira representante do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP).
O debate foi mediado pela Conselheira Marta, que concedeu a palavra para que outras mulheres participantes pudessem expor sua visão no panorama das políticas públicas.
Estiveram presentes a Superintendente de Atendimento e Promoção Humana da Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" (Funap), Eunice Godinho, Carolina Passos Branquinho Maracajá, Coordenadora de Reintegração Social e Cidadania e Daniele Postoiev, Conselheira representante da OAB.
Ao final do evento, seis bottons comemorativos do Centenário do Conselho Penitenciário foram entregues para as seguintes agraciadas: Eunice Godinho, Ana Paula Bento Silva, Coordenadora da Ouvidoria da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), Michele Adriana de Gouvêa Gomes, Chefe de Divisão do Complexo Penal de Tremembé, Fabiana Zanatta Viana e Daniele Postoiev.