Programa SP Sem Papel

SP Sem Papel é o programa do Governo do Estado de São Paulo para reduzir / eliminar gradualmente o trâmite de papel no âmbito da Administração Estadual e no seu relacionamento com outras esferas de governo, mediante, entre outras iniciativas, ações de desburocratização e a adoção do processo digital.

O portal SP Sem Papel é uma plataforma corporativa para a produção, tramitação, gestão e controle de processos / documentos digitais, que garante a classificação dos documentos no ato de sua produção de acordo com a Política Estadual de Arquivos.

Também assegura a preservação e a transparência dos documentos produzidos pela Administração Paulista, com controle de documentos sigilosos, e a confiabilidade por meio de assinatura por autenticação ou certificação digital.

A plataforma permite, ainda, a recepção de demandas, facilitando o relacionamento entre Prefeituras, Assembleia Legislativa e o Governo do Estado de São Paulo com o objetivo de se proporcionar um melhor atendimento à população paulista.

O portal é de uso exclusivo dos servidores públicos da administração estadual, prefeitos e entidades sociais autorizados a produzir documentos digitais e/ou formalizar relação bilateral com o Governo do Estado de São Paulo.

Data de início prevista para início do SP Sem Papel na Secretaria da Administração Penitenciária: 02/12/2019

Para garantir o sucesso da implantação, está em andamento um amplo programa de treinamento de servidores. Além da capacitação presencial de multiplicadores de cada secretaria, serão disponibilizados tutoriais e treinamento pelo sistema EaD (ensino à distância).

Mais informações estão disponíveis em: https://www.spsempapel.sp.gov.br/#programa

Para download:

Manual de orientação para uso do ambiente digital de gestão documental do Programa SP Sem Papel

Vídeos sobre o SP Sem Papel

Anotar