Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

31/07/18 | Assessoria de Imprensa - SAP | Fotos: Divulgação/SAP

Agentes surpreendem visitantes tentando entrar com drogas e celular em presídios da Grande São Paulo no último fim de semana (28 e 29/07)


A Secretaria da Administração Penitenciária informa as apreensões de drogas e celular em presídios em todo o Estado no último fim de semana. Mais uma vez, as estratégias para burlar a vigilância dos agentes de segurança penitenciária são as mais variadas. Os presos que receberiam os ilícitos foram isolados e responderão a Procedimento Apuratório Disciplinar. Em todos os flagrantes, os visitantes foram encaminhados a delegacias de polícia locais para registro de Boletim de Ocorrência e demais providências, sendo também suspensos do rol de visitas.

Guarulhos

No sábado, 28, no Centro de Detenção Provisória (CDP) II de Guarulhos, a agente que realizava revista corporal através do scanner corporal em visitante de 20 anos, companheira de detento da unidade, encontrou dois invólucros contendo maconha costurados na barra da calça que ela usava.

No mesmo dia, porém no CDP I "ASP Giovani Martins Rodrigues" de Guarulhos, outra companheira de preso desse CDP, foi surpreendida durante o procedimento de revista ao passar pelo scanner corporal, tentando entrar portando um invólucro em formato oval, contendo um aparelho de telefonia celular, quatro chips para celular e dois cartões de memória.

As ocorrências foram registradas no 4º DP Guarulhos.

São Bernardo do Campo

Pai de detento foi surpreendido durante o procedimento de revista manual tentando entrar no CDP “Dr. Calixto Antonio" de São Bernardo do Campocom quatro invólucros contendo maconha ocultos no meio do rolo de papel higiênico. A ocorrência foi registrada no 3° DP. de São Bernardo do Campo e aconteceu no domingo, 29.

Diadema

Ao revistar irmão de detento do CDP de Diadema, agentes da unidade encontraram um invólucro contendo maconha. A droga estava costurada no fundo da cueca que o visitante usava. O fato aconteceu no sábado, 28, e foi registrado no 1º DP de Diadema.

Franco da Rocha

No domingo, 29, na Penitenciária II "Nilton Silva" de Franco da Rocha, agentes flagraram visitante, companheira de sentenciado da unidade, tentando entrar portando um invólucro introduzido na genitália contendo maconha.

Também no domingo, porém na Penitenciária I "Mário Moura Albuquerque" de Franco da Rocha, outra visitante, também companheira de reeducando, foi surpreendida durante procedimento de revista ao passar pelo scanner corporal, tentando entrar portando um invólucro nos genitais contendo uma porção de maconha e duas de cocaína.

As ocorrências foram registradas na Delegacia de Polícia de Franco da Rocha.

Mogi das Cruzes

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa que foram apreendidos 68,4 gramas de entorpecentes, além de 22 comprimidos de ecstasy, com duas jovens que tentavam entrar no Centro de Detenção Provisória de Mogi das Cruzes. Os flagrantes aconteceram no sábado, dia 28 de julho.

Por volta das 8h, uma mulher de 21 anos foi barrada com 0,7 grama de maconha costurada na barra da calça. Ao ser submetida ao processo de escaneamento corporal, as agentes de segurança penitenciária perceberam um volume estranho em sua roupa. Questionada, a visitante, companheira de um detento da unidade, admitiu que carregava ilícitos.

Pouco mais tarde, uma jovem de 19 anos também foi flagrada com entorpecentes ao passar pelo body scanner. Ao todo, foram apreendidos 59,5 gramas de cocaína, 8,2 gramas de maconha e 22 comprimidos de ecstasy em um invólucro que a suspeita carregava na vagina.

Ambas foram encaminhadas para a Delegacia de Polícia, além de terem seus nomes suspensos do rol de visitas da SAP. A direção do CDP registrou Boletim de Ocorrência e enviou comunicado para a Vara de Execuções Criminais, além de instaurar Procedimento Disciplinar Apuratório.

Praia Grande

No sábado, ao revistar os pertences trazidos por uma visitante de 20 anos, os agentes de segurança penitenciária do Centro de Detenção Provisória (CDP) "ASP Charles Demitre Teixeira" de Praia Grande encontraram 15 pontos de LSD. A jovem é companheira de um detento da unidade e admitiu que o conteúdo apreendido era alucinógeno.

São Vicente

Ainda no mesmo dia, no CDP "Luis César Lacerda" de São Vicente, uma visitante de 23 anos foi barrada quando as servidoras da unidade perceberam um objeto estranho na região torácica da jovem a partir das imagens geradas pelo escâner corporal. Tratava-se de dois invólucros com maconha, somando 150 gramas da erva, que a suspeita trazia escondidos no top.

No domingo, outra visitante foi flagrada com 275 gramas de maconha costurados na roupa no CDP de São Vicente. O material foi detectado pelo body scanner quando uma mulher de 31 anos foi submetida ao procedimento de revista. Pelas imagens geradas pelo equipamento, foi possível identificar um volume estranho no cós e nas barras calça, onde estava escondida a droga.

Campinas

No domingo (29), uma mulher de 33 anos foi detida no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Campinas com 86 gramas de maconha introduzida na vagina. A suspeita pretendia visitar o companheiro, mas foi surpreendida por agentes, durante o procedimento de revista.

O scanner corporal mostrou alteração na região pélvica da visitante, que quando foi questionada negou estar com algo ilícito em seu corpo.

Após as agentes insistirem na pergunta, a mulher acabou admitindo que estava com drogas e foi encaminhada a um local reservado, onde fez a retirada do material. Ela foi levada as tentando entrar nas unidades prisionais com materiais ilícitos são suspensas, temporariamente do rol de visitas. ao plantão policial, onde permanece à disposição da Justiça e o preso foi isolado, preventivamente para procedimento disciplinar.

Americana

No último sábado (28) uma mulher de 22 anos foi detida no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Americana, ao tentar passar pelo procedimento de revista com 13 gramas de maconha escondidos em um pacote de fumo.

A visitante pretendia visitar o irmão, mas foi impedida pelos agentes e encaminhada ao plantão policial, onde permanece à disposição da Justiça. O preso que receberia a visita foi isolado, preventivamente para procedimento disciplinar. A SAP informa que, por motivos de segurança, as pessoas as quais foram flagradas tentando entrar nas unidades prisionais com materiais ilícitos são suspensos, temporariamente do rol de visitas.

Taubaté

No sábado, os agentes de segurança penitenciária do Centro de Detenção Provisória "Dr. Félix Nobre de Campos" de Taubaté surpreenderam uma visitante que carregava um cigarro de maconha escondido dentro de RG. A mulher é companheira de um detento do estabelecimento penal.

Potim

No mesmo dia, na Penitenciária I “AEVP Jair Guimarães de Lima”, P1 de Potim, ao revistar os mantimentos trazidos por uma mulher de 27 anos, os servidores suspeitaram do odor exalado por um saco plástico com achocolatado, que pesava 678 gramas. Tratava-se de maconha reduzida à pó misturada ao alimento, que a suspeita entregaria a seu companheiro, sentenciado da unidade.

No domingo, também na P1 de Potim, um jovem de 23 anos foi flagrado com 72 gramas de maconha em um invólucro introduzido no ânus. O material foi detectado pelo aparelho de escaneamento corporal e o visitante foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Guaratinguetá, onde admitiu que carregava a droga, retirada espontaneamente em local reservado.

Itapetininga

No domingo (29) uma visitante de 38 anos foi detida na penitenciária ‘Jairo de Almeida Bueno’, Itapetininga I, durante o procedimento de revista, com 14 gramas de maconha escondidos no forro da calcinha.

Quando os agentes perceberam que as imagens feitas pelo body scanner mostraram alteração, perguntaram do que se tratava, e a mulher admitiu que estava com drogas. Ela espontaneamente retirou a peça íntima, entregou às agentes, em seguida foi encaminhada ao plantão policial, e permanece à disposição da Justiça. O preso foi isolado, preventivamente para procedimento disciplinar. A SAP informa que as pessoas as quais são flagradas tentando entrar nas unidades prisionais com objetos ilícitos são suspensas, temporariamente do rol de visitas.

Guareí

No domingo (29), uma visitante foi flagrada tentando entrar na penitenciária ‘Nelson Vieira’, Guareí I, com 179 gramas de maconha.

O flagrante ocorreu quando a suspeita passou pelo body scanner. As imagens feitas pelo equipamento mostraram alteração na região pélvica da mulher, que após passar por exames médicos retirou o invólucro da genitália. Ela pretendia visitar o companheiro, mas ao ser descoberta foi encaminhada ao plantão policial e permanece à disposição da Justiça. O preso foi isolado, preventivamente para procedimento disciplinar. A SAP informa que as pessoas flagradas tentando entrar nas unidades prisionais com materiais ilícitos são suspensas, temporariamente do rol de visitas.

Reginópolis

Uma mulher de 24 anos foi flagrada por agentes de segurança tentando entrar na Penitenciária “Sargento PM Antônio Luiz de Souza” de Reginópolis com maconha escondida no lacinho de cabelo.

O caso ocorreu no último domingo, 29, por volta das 9h15 da manhã.

A visitante foi surpreendida pelas funcionárias que faziam a revista de praxe que descobriram uma porção da droga oculta no objeto usado para prender os cabelos. A droga seria entregue ao seu esposo, recluso no presídio.

Ribeirão Preto

Outro caso parecido ocorreu no mesmo dia na Penitenciária de Ribeirão Preto. Por volta das 8h30 da manhã, agentes de segurança encontraram maconha nos pertencentes da visitante. O entorpecente estava camuflado junto a pacotes de fumo e seriam destinados ao seu esposo.

Lavínia

Na Penitenciária II “Luis Aparecido Fernandes”, o scanner corporal sinalizou a presença de material metálico no corpo de uma visitante. Indagada, a mulher retirou voluntariamente de seu órgão genital um invólucro que foi verificado e constatado tratar-se de um micro aparelho celular. O fato aconteceu no sábado, 28.

Também na mesma unidade, no domingo, 29, um outro aparelho celular foi apreendido pelos servidores. O objeto foi identificado pelos agentes durante a revista padrão via scanner corporal.

Ambas as mulheres e os aparelhos apreendidos foram encaminhados para as providências da Polícia Judiciária.

Já na Penitenciária III "ASP Paulo Guimarães" , no sábado, 28, a companheira de um sentenciado foi surpreendida ao tentar ingressar no presídio portando um mini aparelho de telefonia celular, introduzido em seu ânus. A visitante passou pelo equipamento de detecção “bodyscanner”, que indicou a presença do objeto, um invólucro confeccionado com papel carbono, fita de alta fusão, grafite em pó e papel filme.

Na mesma penitenciária, domingo, 29, uma visitante foi surpreendida ao passar pela inspeção corporal “body scanner”, que indicou os ilícitos ocultos nas laterais do “top” que usava, três porções de suposta cocaína. Após constatação, a mulher foi questionada a respeito da ilicitude, afirmando prontamente que sim e espontaneamente retirou os invólucros e os entregou aos agentes. Indagada, a visitante confessou que trazia a droga a pedido de seu companheiro.

Pacaembu

Sábado, 28, a companheira de um reeducando foi surpreendida ao tentar entrar na Penitenciária Ozias Lucio dos Santos, com um invólucro contendo em seu interior erva esverdeada, supostamente maconha. O ilícito estava introduzido em sua genitália em fita de alta fusão, papel carbono e grafite. O objeto foi identificado após a mulher passar pelo procedimento de revista.

No mesmo dia, ao passar pelos procedimentos de Raios X e vistoria de alimentos (revista de jumbo), outra visitante foi surpreendida tentando entrar na unidade com um saco plástico contendo erva esverdeada, supostamente maconha. O material ilegal estava escondido dentro de uma vasilha com alimentos trazida pela visitante.

A Polícia Militar foi acionada e as visitantes conduzidas à Delegacia de Polícia local para as devidas providências.

No domingo, 29, a namorada de um detento passou pelo aparelho body scanner e foi surpreendida tentando entrar no presídio com um invólucro contendo em seu interior um aparelho celular. O objeto estava introduzido em seu ânus envolto em fita de alta fusão, papel carbono e grafite.

Presidente Bernardes

Sábado, 28, os agentes da Penitenciária “Silvio Yoshihiko Hinohara”, ao realizarem o procedimento de revista, quatro visitantes foram surpreendidas ao trazerem para seus companheiros um saco contendo achocolatado em pó (quatro saquinhos no total), contendo em cada um, misturado ao achocolatado, substância esverdeada, supostamente maconha.

Outras duas visitantes, ao passarem pelo scanner corporal da unidade, foram flagradas portando em suas partes íntimas os seguintes objetos: um aparelho de telefonia celular marca Oecuin (com a primeira) e um aparelho de telefonia celular e um chip de celular (com a segunda).

Presidente Venceslau

Durante o procedimento de revista, no sábado, 28, agentes da Penitenciária II "Maurício Henrique Guimarães Pereira" de Presidente Venceslau, surpreenderam uma visitante que tentava entrar na unidade prisional com 200 comprimidos que aparentavam ser anabolizantes. Os comprimidos estavam dentro de uma vasilha com alimentos.

Ainda no sábado, a esposa de um detento tentou ingressar na unidade portando 118 invólucros que aparentavam ser substâncias entorpecentes dentro de uma vasilha de alimentos. A mulher foi encaminhada ao Plantão Policial e após verificação constatou-se que se tratava de 64,35 gramas de cocaína.

Também no mesmo dia, outra visitante foi flagrada tentando entrar no presídio com 120 invólucros aparentemente contendo substâncias entorpecentes. Os invólucros estavam escondidos dentro de um recipiente que continha alimentos. Após verificação, a mulher portava 66,64 gramas de cocaína.

No domingo, dia 29, foi encontrado um carregador de celular junto a uma visitante. A mulher foi impedida de entrar na unidade para visitação.

No mesmo dia, os agentes encontraram bolinhos recheados com fermentos que seriam entregues ao detento marido da visitante que tentou entrar com os alimentos.

aasassa
Topo